Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

(…) aprender qualquer jogo esportivo coletivo não pode se resumir mais ao aprendizado de gestos técnicos estereotipados e descontextualizados de suas razões de ser. As metodologias para o ensino dos jogos esportivos coletivos devem levar em consideração todo um universo de jogos (…), pois cada um está contido ao mesmo tempo em todos os outros jogos, e estes estão, por sua vez, relativamente, circunscritos em cada um, mantendo suas idiossincrasias e contextos distintos, formando uma grande teia de conhecimentos.
Alcides José Scaglia et al. O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistêmico. In: Movimento, Porto Alegre, v. 19, n.º 4, out./dez. de 2013, p. 227-249 (com adaptações).

Considerando o texto precedente, e levando em consideração que nas últimas décadas têm ocorrido grandes avanços no ensino dos esportes coletivos, pautados numa visão filosófica sistêmica, assinale a opção em que a expressão apresentada é adequada para representar essas novas metodologias.

Entre as coisas de que a criança gosta está o brincar, que é um dos seus direitos. O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário.
Tizuko Morchida Kishimoto. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: Anais do I Seminário Nacional Currículo em Movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, nov./2010. Internet: <www.portal.mec.gov.br>.
Consoante o texto precedente, a respeito dos conceitos sobre jogo e brincadeira, em suas intervenções pedagógicas, o professor de educação física deve

Para a elaboração do planejamento do treinamento, o profissional de educação física deverá seguir alguns princípios científicos fundamentais, como o da individualidade biológica, o da adaptação, o da sobrecarga, o da interdependência volume-intensidade, o da especificidade, entre outros. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Internet: <https://novaescola.org.br>(com adaptações).



A partir da história da participação das mulheres nos jogos olímpicos, é correto afirmar que, na prática pedagógica cotidiana, ao ter como objetivo empoderar as alunas, o educador deve

(…) aprender qualquer jogo esportivo coletivo não pode se resumir mais ao aprendizado de gestos técnicos estereotipados e descontextualizados de suas razões de ser. As metodologias para o ensino dos jogos esportivos coletivos devem levar em consideração todo um universo de jogos (…), pois cada um está contido ao mesmo tempo em todos os outros jogos, e estes estão, por sua vez, relativamente, circunscritos em cada um, mantendo suas idiossincrasias e contextos distintos, formando uma grande teia de conhecimentos.

Alcides José Scaglia et al. O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistêmico. In: Movimento, Porto Alegre, v. 19, n.º 4, out./dez. de 2013, p. 227-249 (com adaptações).

Considerando o texto precedente, e levando em consideração que nas últimas décadas têm ocorrido grandes avanços no ensino dos esportes coletivos, pautados numa visão filosófica sistêmica, assinale a opção em que a expressão apresentada é adequada para representar essas novas metodologias.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis