Questões sobre Competições e Organizações de Eventos Esportivos e Culturais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Competições e Organizações de Eventos Esportivos e Culturais

Acerca da cultura corporal e das práticas corporais, julgue o item seguinte. 


A educação física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social; nessa concepção, o movimento humano se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. 

Acerca da cultura corporal e das práticas corporais, julgue o item seguinte. 


Nas aulas de educação física, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório.

O esporte como uma das manifestações mais significativas da cultura corporal de movimento é um dos conteúdos mais difundidos nas aulas de Educação Física escolar, no entanto, paradoxalmente, normalmente, não são utilizados procedimentos condizentes para avaliar os alunos quanto às aprendizagens dos elementos técnico-táticos. Para contribuir com a ampliação do processo de avaliação do desempenho técnico-tático em jogos esportivos coletivos, dois instrumentos: o Team Sports Performance Assessment Procedure (TSAP) e o Game Performance Assessment Instrument (GPAI) foram desenvolvidos e estão sendo difundidos com o intuito de potencializar uma leitura do desempenho dos alunos em situações de jogo e não somente das habilidades motoras técnicas fora do contexto. Sobre esses instrumentos de avaliação, analise as afirmativas abaixo e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.


(  ) O Game Performance Assessment Instrument (GPAI), como ferramenta de avaliação, é útil para aferir o desempenho de jogo dos alunos quanto à observação, por exemplo, dos componentes de tomada de decisão, à execução de habilidades, apoio, ajuste, base, marcação e cobertura nos jogos de invasão.

(  ) A utilização dos instrumentos TSAP e GPAI contribui para melhor qualificação e distinção dos alunos nas aulas de Educação Física, o que colabora para diagnosticar as expectativas de desempenho a serem incluídas no planejamento das aulas.

(  ) O Team Sports Performance Assessment Procedure (TSAP) é um instrumento eficaz para ser utilizado em processos de coavaliação (avaliação entre pares) e apresenta duas dimensões que sustentam a avaliação: a posse de bola e o aproveitamento do jogador em relação à posse de bola nos jogos de invasão.

(  ) A avaliação com a utilização do instrumento TSAP auxilia a oferecer feedbacks para os alunos para que estes possam ampliar os conhecimentos e as habilidades sobre os esportes, bem como aumentar suas possibilidades de ação no decorrer do jogo.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 

De acordo com as regras de futebol atuais da FIFA, o árbitro assistente de vídeo AAV (VAR) pode auxiliar o árbitro apenas no caso de um ‘erro claro, óbvio e manifesto’ ou ‘incidente grave não percebido’ em relação a:

I. Gol/não gol;
II Pênalti/não pênalti;
III. Cartão vermelho direto (não segunda Advertência com Cartão Amarelo-CA);
IV. Erro de identificação (quando o árbitro aplica CA ou cartão vermelho a um jogador errado da equipe infratora).

São corretas as afirmativas:

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, com base no quadro sequencial de competição– cooperação segundo Monteiro, associando o comportamento à sua respectiva orientação.


Coluna 1

1. Rivalidade competitiva.

2. Disputa competitiva.

3. Individualismo.

4. Auxílio cooperativo.

5. Competição cooperativa.


Coluna 2

( ) Humanista-altruísta.

( ) Em direção a um objetivo (contra os outros).

( ) Em direção ao ego.

( ) Anti-humanista.

( ) Em direção a um objetivo (levando em conta os outros).


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis