Questões sobre Atividade Física, Recreação e Lazer

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Atividade Física, Recreação e Lazer

Analise as afirmativas abaixo de acordo com as regras oficiais do Handebol (2022).

1. No início da partida, uma equipe deve ter pelo menos 5 jogadores em quadra.
2. Ao goleiro é permitido tocar a bola com qualquer parte do corpo, sempre que estiver numa tentativa de defesa, dentro de sua área de gol.
3. Ao goleiro é permitido sair da área de gol com a bola e jogá-la de novo na área de jogo, se ele não tiver o completo controle da mesma.
4. Quando um jogador entrar na área de gol, depois de arremessar a bola, mesmo que não crie uma desvantagem para os adversários, deve ser punido com exclusão de dois minutos.
5. É permitido segurar a bola durante, no máximo, 13 segundos, também quando ela estiver em contato com o solo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

De acordo com as regras oficiais do handebol (2022), como é identificada a situação em que a equipe mantém a bola em posse sem realizar nenhuma tentativa reconhecível de ataque ou arremesso à baliza e/ou atrasa repetidamente a execução de um tiro de saída, tiro livre, tiro lateral ou tiro de meta de sua própria equipe?

“(…) Amplia-se a discussão sobre o fenômeno lazer, que deixa de ser compreendido como privilégio de alguns poucos (…)” (ISAYAMA, 2015).
Analise as afirmativas abaixo com relação à formação acadêmica do profissional do lazer.

1. A fundamentação dessa prática deve se dar a partir da cooperação e do assistencialismo. Para ser recreador, é necessário possuir um “dom”. Nem todos têm o poder de saber recrear.
2. O profissional deve buscar sua participação crítica e criativa em diferentes práticas culturais como forma de manter constantemente atualizada a sua cultura geral, priorizando a ampliação de suas próprias vivências de lazer, de modo condizente com a prática profissional.
3. É necessário buscar um entendimento ampliado sobre essa prática, por meio da análise dos significados sociais, pedagógicos e culturais por ela incorporados em nossa realidade.
4. Toda atividade de lazer deve privilegiar as atividades físicas e os esportes em detrimento de outras práticas culturais. Em virtude dos vínculos históricos estabelecidos, não há lazer fora do campo da atividade física e dos esportes.
5. A multidisciplinaridade contribui de forma substancial para avanços qualitativos sobre o lazer.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A hipótese da barreira de proficiência de Seefeldt (1980) defende que as habilidades motoras fundamentais desenvolvidas na infância são a base para a participação em atividades esportivas ao longo da vida. Na aprendizagem motora, essa relação já vem sendo confirmada, por exemplo, com a habilidade do saque do voleibol (COSTA et al., 2021). Assinale a alternativa que descreve como os movimentos que compõem as habilidades esportivas são influenciados pelas habilidades motoras fundamentais no processo de aprendizagem motora.

Um conceito importante na classificação dos esportes de González (2004) é a denominada “lógica interna”. Conhecê-la é fundamental para conseguir implementar a classificação dos esportes de forma profícua nas aulas de Educação Física. Assinale a alternativa que se refere a Lógica Interna: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis