Questões sobre Atividade Física, Recreação e Lazer

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Atividade Física, Recreação e Lazer

Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 3.


Memória e excesso de estímulos

Atualmente, o que consideramos problemas de memória podem ser, na verdade,

reflexo de um mundo moderno e cada vez mais acelerado.

Drauzio Varella – 30/04/21


Uma das queixas mais frequentes que os médicos ouvem atualmente é a falta de memória. Antes, você via pessoas de idade se queixando: “Minha memória não é mais como no passado”. Hoje, você vê jovens, mulheres e homens de 30 e poucos anos se queixando de que a memória anda péssima, que não conseguem se lembrar das coisas, que não conseguem guardar mais o número de nenhum telefone. [...]

Nós vamos falar sobre esse problema hoje com um neurologista que é membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), escritor, tem quatro livros publicados e um deles é sobre a memória. Nós vamos conversar com o Dr. Leandro Telles.

Drauzio Varella: Leandro, seja bem-vindo! Eu queria que você começasse pelo básico mesmo: como é que funciona a memória?

Dr. Leandro Telles: É um prazer. Esse tema é importante, moderno, palpitante e a gente tem se debruçado na compreensão justamente da interação entre o cérebro e o novo mundo criado, em parte, por esse mesmo cérebro. A gente vive tempos acelerados, onde o grau de expectativa é bastante alto. Existe, como você muito bem colocou, uma terceirização intelectual. A gente está deixando que outras estruturas façam o papel que antigamente era feito pelo cérebro.

A memória é uma das funções mais nobres, mais complexas, mais diferenciadas do cérebro humano. A memória é a cola do tempo. É o que cria a condição de passado, presente e futuro. É o que dá sentido às atividades vigentes. O cérebro reserva um terço da sua massa encefálica para poder criar essa pequena cicatriz neuronal e fazer a gente sentir de novo, na ausência do estímulo que deu origem. A gente é capaz de ter uma biografia. No fundo, é um grande patrimônio de vida.

Eu sempre falo que a memória não é uma função, é uma sequência de funções. Você precisa de uma boa vivência. Essa vivência precisa ser profunda, complexa, com tempo. Você tem que ter uma boa atenção, uma capacidade de perceber aquele estímulo e atribuir um grau de relevância e depois consolidar essa informação para que ela possa ser carregada por anos, por décadas ou por uma vida inteira. É como se fosse uma corrida de obstáculos, onde você tem várias subfunções.

No fundo, todo mundo fala: “Eu esqueço”. Mas cada um tem um problema em uma área desta cadeia. Às vezes, realmente, a vivência está pobre. Às vezes, o cérebro não está saudável, descansado ou emocionalmente estável. Às vezes, é a atenção que foi sobrecarregada ao extremo. E, às vezes, o problema está, sim, no próprio mecanismo da fixação, como a gente vê nas demências e nas doenças cerebrais mais graves. Mas compreendê-la como uma cadeia de eventos ajuda a entender o tipo de disfunção daquele caso.

Adaptado https://drauziovarella.uol.com.br



Na Canoagem paralímpica, atletas com função de tronco e perna função parcial, capazes de sentar-se com o tronco em posição flexionada para a frente no caiaque e aptas a utilizar pelo menos uma perna / prótese, são classificados na classe: 

As Práticas Corporais de Aventura buscam expressões e formas de experimentação corporal, realizando suas práticas em ambientes desafiadores. Como são divididas estas práticas?

Os Esportes de Invasão levam em consideração a quantidade de competidores, a relação com os companheiros de equipe, interação com o ambiente, adversário, o desempenho e objetivos táticos da ação.
Qual dos esportes abaixo apresentam essas características?

“As sociedades contemporâneas distinguem-se, em grande parte das anteriores, pela garantia de que ao indivíduo com qualquer necessidade especial será permitido integrar-se nas diversas metas de funcionamento social sem qualquer barreira psicológica ou física” (MARQUES, CASTRO & SILVA, 2001).
Analise as afirmativas abaixo com relação às atividades físicas adaptadas.

1. É todo o movimento, atividade física e desporto em que a ênfase é colocada sobre os interesses e capacidades das pessoas com condições limitantes, tais como a deficiência, problemas de saúde ou pessoas mais velhas.
2. Pode ser considerada como um corpo de conhecimentos interdisciplinar dedicado à identificação e solução das diferenças individuais em atividade física, adequando-as ao contexto em que elas se desenrolam.
3. Expressa-se exclusivamente em duas dimensões, designadamente a recreativa e a terapêutica.
4. Qualquer que seja o nível de prática desportiva alcançado pela pessoa com deficiência os efeitos positivos da prática se restringem ao campo fisiológico.
5. O desporto não deve ser apenas um simples elemento de competição, mas um meio para tirar a pessoa com deficiência da sua inatividade e fraca iniciativa, um veículo de contacto social e um estímulo para desenvolver várias capacidades, melhorando a sua integração social.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

“Quando uma pessoa desempenha uma habilidade motora, existem várias fontes de informações (feedback) sobre o resultado de uma ação ou sobre o que causou esse resultado” (MAGILL, 2000).
“Consiste na informação apresentada externamente sobre o resultado do desempenho de uma habilidade ou sobre a obtenção da meta do desempenho”.

Que categoria de feedback aumentado está descrito?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis