Questões de Educação Física do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física do ano 2023

Considerando as características gerais da ginástica laboral, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas afirmativas a seguir:

( ) É constituída por programas de exercícios de média duração (15 a 45 minutos). ( ) É dividida em ginástica de aquecimento, ginástica compensatória e ginástica de relaxamento. ( ) É obrigatória às empresas e aos trabalhadores. ( ) É realizada no ambiente de trabalho. ( ) É utilizada para a redução dos acidentes de trabalho e do absenteísmo.
A sequência CORRETA que preenche os parênteses está na alternativa:

Tendo em vista o ensino dos jogos desportivos coletivos de invasão, ordene as seguintes fases do jogo, da mais iniciante a mais desenvolvida: 
I- Fase de elaboração, na qual há a prevalência da comunicação motora. II- Fase anárquica, na qual há uma aglutinação em torno da bola. III- Fase de estruturação, na qual há a verbalização e a comunicação gestual. IV- Fase de descentração, na qual a mudança da visão central para a periférica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Analise as asserções a seguir sobre as metodologias ativas e a inovação didática na Educação Física escolar frente ao cenário tecnológico contemporâneo.

I- O alto nível de sedentarismo da população brasileira requer que a Educação Física escolar inove a sua prática pedagógica e promova formas diretivas de aprendizagem, a partir do paradigma da aptidão física, incorporando as metodologias ativas à sua prática pedagógica cotidiana.

Porque

II- Essas metodologias se mostram mais adequadas ao atual momento epidemiológico do país, por proporcionarem a ampliação do nível de atividade física de escolares, contribuindo assim para a redução da obesidade a partir da adoção de estilos de vida mais ativos. Assinale a alternativa CORRETAsobre essas asserções:

As propostas pedagógicas que emergiram na Educação Física brasileira a partir da década de 1980 receberam algumas críticas por centrarem suas discussões no campo teórico mais abrangente da área, relegando a um segundo plano a transposição desses saberes para o campo prático. Considerando as questões que envolvem o caráter mais instrumental dessas abordagens e sua aplicabilidade na realidade escolar cotidiana, analise as afirmações a seguir sobre os conteúdos e níveis de ensino abordados em suas obras iniciais de referência, tendo em vista as faixas etárias atendidas nessas propostas:
I- A abordagem construtivista contempla as brincadeiras e os jogos populares, nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental.
II- A abordagem desenvolvimentista contempla a lateralidade, a consciência corporal e a coordenação motora, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
III- A abordagem crítico-superadora contempla os temas da cultura corporal, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações CORRETAS.

O debate epistemológico da Educação Física brasileira nas últimas décadas sobre o papel deste componente curricular na escola revela que a unanimidade sobre sua função social está longe de ser alcançada. Apesar disso, o avanço dessas discussões aponta que algumas concepções pedagógicas acerca da Educação Física escolar perderam espaço, pelo menos do ponto de vista teórico. Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta uma concepção de Educação Física tradicional, criticada durante o movimento renovador da área na década de 1980 e não incorporada pelas abordagens pedagógicas mais difundidas a partir deste período:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis