Questões de Educação Física do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física do ano 2023

#Questão 914231 - Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

Rosilene Moraes Diehl aponta a DEFINICAO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) sobre à acuidade visual. A OMS considera que visão normal é melhor ou igual 20/25; visão próximo ao normal, entre 20/30 e 20/60; visão subnormal moderada, entre 20/70 e 20/160; severa entre 20/200 e 20/400 com campo visual menor ou igual 20 graus; profunda, entre 20/500 e 20/1000,com campo visual menor ou igual a 10; deficiência visual quase total, entre percepção luminosa e 20/1000, com campo visual menor ou igual a 5 graus; e amaurose, sem percepção luminosa.
No mesmo texto a autora cita a classificação esportiva, sobre essa classificação é correto afirmar: 

#Questão 914232 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

Rosilene Moraes Diehl, no livro Jogando com as diferenças: jogos para crianças e jovens com deficiência alerta sobre temas importantes acerca das diferenças. As questões 03 e 04 dessa prova são baseadas em suas reflexões sobre vida ativa voltada ao esporte, recreação e dança, que são resultantes de uma extensa rede de atitudes nos âmbitos político, profissional, social e pessoal. “Na política pública de esporte e lazer, desde 1996 a lei é a favor da inclusão. Neste aspecto, a política vigente apoia a participação das pessoas cegas, surdas, com deficiência  mental ou física em programas oferecidos à comunidade em geral. Esses programas devem atender a diversas pessoas, oferecendo espaço de integração social”.
No caso da Paralisia Cerebral (PC), uma lesão que afeta o Sistema Nervoso Central (SNC) antes que seu desenvolvimento tenha se completado, causando uma desordem motora e sensitiva na movimentação ampla e fina do corpo, essa alteração frequentemente é complicada pela ocorrência de convulsões, alterações do comportamento ou retardo mental. As Pcs mais comuns são subdivididas em três tipos.
Sobre essa subdivisão é correto afirmar que:

#Questão 914233 - Educação Física, Atividade Física, Recreação e Lazer, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

Nelson Carvalho MARCELLINO problematiza temas importantes sobre o lazer em nossa sociedade e as representações que os sujeitos detêm sobre esse direito. A questão aborda as reflexões desse autor sobre LAZER.
“Não há dúvidas de que as atividades de lazer devem procurar atender as pessoas no seu todo. Mas, para tanto, é necessário que essas mesmas pessoas conheçam as atividades que satisfaçam os vários interesses, sejam estimuladas a participar e recebam um mínimo de orientação que lhes permita a opção entre várias possibilidades. Em outras palavras, a escolha, a opção, em termos de conteúdo, estão diretamente ligadas ao conhecimento das alternativas que o lazer oferece. Por esse motivo, é importante a distinção das áreas abrangidas pelo conteúdo do lazer. A classificação mais aceita é a que distingue áreas fundamentais”. Os interesses abaixo que estão corretamente identificados segundo Marcelino é: 

“A ação muscular que gera tensão, particularmente durante a fase concêntrica e/ou estática da contração muscular, comprime mecanicamente os vasos arteriais periféricos que irrigam os músculos ativos” (MCARDLE et al., 2019). Analise as assertivas abaixo relacionadas a respostas pressóricas aos exercícios, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Durante a atividade muscular rítmica de ritmo constante (por exemplo, ciclismo), a vasodilatação nos músculos ativos aumenta a resistência periférica total para aumentar o fluxo sanguíneo em grandes segmentos da vasculatura periférica.

( ) A contração e o relaxamento alternados dos músculos proporcionam também a força efetiva para impulsionar o sangue pelo circuito vascular e levá-lo de volta ao coração.

( ) O maior fluxo sanguíneo durante atividades rítmicas de ritmo constante diminui rapidamente a pressão sistólica durante os primeiros minutos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Analise as assertivas abaixo sobre o processo respiratório:
I. Na fase de expiração, o diafragma desce. II. Na fase de inspiração, o diafragma sobe. III. Na fase de inspiração, as costelas sobem.
Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis