Questões de Educação Física do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física do ano 2022

#Questão 1001641 - Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, FCC, 2022, SEC-BA, Professor Padrão P - Grau III - Linguagem, com ênfase em Educação Física

Na literatura da Educação Física brasileira, encontramos os termos cultura corporal, cultura de movimento ou cultura corporal de movimento, que, apesar de similares, apresentam vários significados a depender dos autores e sua vinculação teórica. Desse modo, podemos afirmar que:  

#Questão 1001642 - Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, FCC, 2022, SEC-BA, Linguagem, com ênfase em Língua Portuguesa III

Se considerarmos as brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas como textos passíveis de inúmeras leituras, serão bem-vindas as atividades que estimulem os estudantes a 

#Questão 1001643 - Educação Física, Avaliação Física, FCC, 2022, SEC-BA, Linguagem, com ênfase em Língua Portuguesa III

É consenso no ensino da Educação Física que as práticas da cultura corporal (danças, esportes, lutas, ginásticas etc.) e seus artefatos são consideradas textos da cultura, pois produzem e comunicam significados. Para uma melhor leitura e interpretação desses textos, é possível recorrer à leitura dos códigos de comunicação biológicos, sociais, cinéticos e culturais. Mediante essa ferramenta e tomando o samba e seus elementos enquanto prática imaterial da cultura brasileira, considere as afirmações abaixo referentes aos códigos de comunicação presentes em um desfile de escola de samba.
I. Os passos e a coreografia do mestre-sala e da porta-bandeira são códigos cinéticos, pois referem-se aos movimentos corporais executados por ambos e modelados pela cultura do samba. II. A ação de gingar ou requebrar (balançar o corpo de uma determinada forma conforme um ritmo) é um código biomecânico, pois indica aspectos históricos da cultura do samba. III. Os elementos de um desfile como passistas, rainhas, madrinhas, bateria, abre-alas, destaques entre outros são códigos sociais, pois se referem à organização pragmática de uma escola de samba. IV. O tema do samba-enredo, que guia toda a produção do desfile da escola, é um código cultural, pois manifesta diversos aspectos (políticos, econômicos, religiosos, identitários etc.) que regulam e produzem os modos de ser dos representantes da comunidade na qual a escola se insere. V. O cansaço, o suor, a fadiga, a sede, as câimbras, a resistência dos membros de um desfile são códigos biológicos, pois indicam a condição corporal dos representantes da escola.
Está correto o que consta APENAS de

O professor de Educação Física, em sua atuação se depara com várias técnicas e instrumentos de medida e avaliação, cabe ao professor, de acordo com o público que irá atender, selecionar o que melhor se adapta para alcançar os objetivos propostos aos alunos. Sobre os principais objetivos da avaliação na Educação Física Escolar, analise os itens a seguir:
I.Determinar o progresso: quando utilizada como forma de reavaliação, é possível comparar índices e níveis obtidos entre avaliações realizadas em períodos diferentes, o que possibilita a identificação de melhoras ou informações para readequar os conteúdos e objetivos.
II.Classificar os alunos: dividir os avaliados em grupos, pois a avaliação permite que sejam identificadas características em comum entre os participantes, assim sendo o professor consegue dividir a turma e selecionar os mais aptos para a modalidade esportiva a ser trabalhada.
III.Motivar: o avaliado deve ser motivado a melhorar sua condição com base nas informações obtidas sobre o seu estado atual.

É CORRETO o que se afirma em:

Os Jogos Cooperativos são realizados em grupos e tem como característica despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre os alunos. Dessa forma o Jogo Cooperativo:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis