Questões de Educação Física do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física do ano 2012

O método tradicional de ensino dos jogos esportivos coletivos orienta que cada modalidade seja ensinada separadamente, iniciando pela abordagem dos fundamentos de cada esporte até chegar ao estudo dos sistemas táticos de jogo. Por outro lado, autores mais recentes da área da Pedagogia do Esporte recomendam que o ensino se inicie pelo estudo conjunto dos fundamentos comuns aos diferentes jogos esportivos coletivos para, depois, trabalhar os gestos técnicos específicos de cada modalidade esportiva.

A vantagem do segundo método de ensino em relação ao primeiro é que os alunos

Considere as seguintes ações praticadas por um professor de Educação Física que atua na escola como PEBII.

I. Seleciona conteúdos diferentes para ensinar aos diferentes anos com os quais trabalha.

II. Planeja o ensino de maneira que sejam abordadas suas várias dimensões: histórica, cultural, biológica, técnica.

Quando procede dessa maneira, o professor atende aos princípios pedagógicos

As práticas corporais que o ser humano desenvolve em seus momentos de lazer podem se tornar temas de estudo nas aulas de Educação Física. Entretanto, dependendo do tratamento que o professor dá a esses temas, o ensino pode desenvolver diferentes atitudes nos alunos em relação ao lazer.

Nesse sentido, é correto afirmar que, se o professor levar os alunos a

Leia as afirmações a respeito dos estudos do lazer presentes nas aulas de Educação Física.

I. O professor deve discutir apenas as práticas de lazer nas quais as pessoas atendam ao duplo objetivo de se divertirem e de melhorarem seu condicionamento físico.

II. As práticas de lazer cujos objetivos são voltados à promoção do descanso, não devem ser estudadas nas aulas de Educação Física.

III. Se a vivência do lazer é capaz de proporcionar descanso e divertimento, e também promover o desenvolvimento de capacidades e habilidades humanas, as aulas de Educação Física podem estimular a reflexão sobre as mais diversas práticas de lazer.

Assinale a alternativa que expressa o julgamento correto a respeito das três afirmações.

Cada vez mais se aceita que as aulas de Educação Física devem se orientar pelo princípio da inclusão. Diante disso, analise as seguintes situações didáticas:

I. quando o tema da aula são as corridas de atletismo, o professor pede para Humberto exercer a função de cronometrista, já que ele é deficiente físico e se locomove em cadeira de rodas;

II. durante a vivência de um torneio de voleibol interclasses, o professor de Educação Física determina que as meninas montem os times, já que elas normalmente se saem melhor do que os meninos nessa modalidade esportiva;

III. quando o tema é futsal, o professor permite que tanto meninas quanto meninos escolham suas equipes, considerando que ambos os gêneros devem ter oportunidades iguais, mesmo que suas habilidades sejam diferentes.

Pensando na aplicação do princípio da inclusão, classifique as situações I, II e III como correta ou incorreta, respectivamente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis