Questões de Educação Física do ano 2008

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Listagem de Questões de Educação Física do ano 2008

De acordo com Johan Huizinga, em Homo Ludens, o jogo ultrapassa a esfera da vida humana, e é impossível que ele tenha seu fundamento em qualquer elemento racional. A existência do jogo não está ligada a qualquer grau determinado de civilização, ou a qualquer concepção do universo. Para Roger Caillois, o jogo caracteriza-se, no nível das essências, como atividade livre, incerta, improdutiva e regulamentada, delimitada pelo tempo/espaço. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Aprende-se o jogo pelo método analítico ou parcial, pois a graça de se aprender o jogo está justamente em poder vivenciar suas partes componentes separadamente.

As lutas e as artes marciais historicamente eram praticadas com o objetivo guerreiro e possuíam uma orientação filosófica como concepção de estilo de vida. As artes marciais de raízes orientais foram se disseminando mundialmente, ora pela possibilidade de serem a própria filosofia de vida, ora pela necessidade de defesa pessoal. A capoeira foi criada por africanos e seus descendentes aqui no Brasil. Muitos a consideram uma manifestação genuinamente brasileira, que combina uma mistura de dança, luta e música. Acerca dessa e de outras lutas, bem como de artes marciais, julgue os próximos itens.

As artes marciais foram se desenvolvendo ao longo do tempo e hoje, nas escolas brasileiras, são pouco incluídas como conteúdo das aulas de educação física.

As lutas e as artes marciais historicamente eram praticadas com o objetivo guerreiro e possuíam uma orientação filosófica como concepção de estilo de vida. As artes marciais de raízes orientais foram se disseminando mundialmente, ora pela possibilidade de serem a própria filosofia de vida, ora pela necessidade de defesa pessoal. A capoeira foi criada por africanos e seus descendentes aqui no Brasil. Muitos a consideram uma manifestação genuinamente brasileira, que combina uma mistura de dança, luta e música. Acerca dessa e de outras lutas, bem como de artes marciais, julgue os próximos itens.

Para que o professor possa utilizar as lutas e artes marciais como conteúdo de educação física é necessário que ele crie um clima de inclusão de todos sem a exigência de formar lutadores. As dimensões conceituais devem ser prioritárias nas aulas, com menor ênfase nas dimensões procedimentais e atitudinais.

As lutas e as artes marciais historicamente eram praticadas com o objetivo guerreiro e possuíam uma orientação filosófica como concepção de estilo de vida. As artes marciais de raízes orientais foram se disseminando mundialmente, ora pela possibilidade de serem a própria filosofia de vida, ora pela necessidade de defesa pessoal. A capoeira foi criada por africanos e seus descendentes aqui no Brasil. Muitos a consideram uma manifestação genuinamente brasileira, que combina uma mistura de dança, luta e música. Acerca dessa e de outras lutas, bem como de artes marciais, julgue os próximos itens.

Os cursos superiores de educação física no Brasil estão preparando melhor seus futuros professores na capacitação da capoeira como uma legítima revelação da cultura do movimento. Atualmente, o preconceito contra a capoeira tem diminuído, e a maioria das escolas brasileiras a inclui nos seus programas e currículos de educação física.

As lutas e as artes marciais historicamente eram praticadas com o objetivo guerreiro e possuíam uma orientação filosófica como concepção de estilo de vida. As artes marciais de raízes orientais foram se disseminando mundialmente, ora pela possibilidade de serem a própria filosofia de vida, ora pela necessidade de defesa pessoal. A capoeira foi criada por africanos e seus descendentes aqui no Brasil. Muitos a consideram uma manifestação genuinamente brasileira, que combina uma mistura de dança, luta e música. Acerca dessa e de outras lutas, bem como de artes marciais, julgue os próximos itens.

A roda é um ritual do jogo da capoeira, mas não é a sua manifestação mais importante.

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