Questões de Educação Física do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física do ano 2006

Considerando o diagrama do modelo proposto por Newell, ilustrado acima, julgue os itens seguintes, relativos a fatores que interferem no desenvolvimento motor.

A utilização de jogos caracterizados pela ausência de competição pode representar restrição funcional, ao diminuir a motivação e comprometer o envolvimento de alguns alunos nas aulas de educação física.

Considerando o diagrama do modelo proposto por Newell, ilustrado acima, julgue os itens seguintes, relativos a fatores que interferem no desenvolvimento motor.

Nas aulas de Educação Física para o ciclo IV, 7.ª e 8.ª séries do Ensino Fundamental, o professor, sempre que for estimular a formação de novas habilidades motoras, deve valer-se de restrições ambientais, como o uso de bolas menores e rebaixamento da altura da tabela de basquetebol ou da rede de voleibol, o que simplifica o jogo e favorece a aprendizagem.

Considerando o diagrama do modelo proposto por Newell, ilustrado acima, julgue os itens seguintes, relativos a fatores que interferem no desenvolvimento motor.

Quando os alunos estão em fase de aperfeiçoamento das habilidades motoras, o professor deve tomar cuidado especial para que determinadas restrições da tarefa não tornem a atividade difícil, pois o treino deve estar centrado naquilo que cada um já sabe e é capaz de fazer.

Considerando o diagrama do modelo proposto por Newell, ilustrado acima, julgue os itens seguintes, relativos a fatores que interferem no desenvolvimento motor.

Em alguns casos, pode-se constatar que existe interação entre os tipos de restrições indicadas no diagrama acima. Quando, por exemplo, no futebol, o tamanho do gol é diminuído (restrição do ambiente), o nível de dificuldade para se marcar gol é aumentado, exigindo-se maior precisão do chute (restrição da tarefa), que, por sua vez, favorece alunos com determinadas habilidades corporais (restrição estrutural do indivíduo), os quais se sentem mais motivados para participar da aula (restrição funcional do indivíduo).

Quanto aos aspectos históricos da Educação Física, julgue os itens a seguir. De acordo com as indicações de Platão, todo cidadão grego deveria praticar ginástica, mas a finalidade da ginástica mudava de acordo com a função social de cada um: para os atletas, visava desenvolver a força, para os guardiões, a coragem, e para os cidadãos comuns, a saúde.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis