Questões de Educação Física

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física

#Questão 918005 - Educação Física, , IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

O livro Para Ensinar Educação Física: Possibilidades de intervenção na escola de 2008 evidencia que em alguns contextos da Educação Física Escolar o esporte continua sendo o conteúdo priorizado por muitos/as docentes. Sabe-se que a prática de tornar o esporte um conteúdo hegemônico impede o desenvolvimento de objetivos mais amplos para a Educação Física Escolar. Buscando superar esta realidade, os autores propuseram algumas estratégias para garantir um ensino de qualidade com relação ao trato pedagógico dos conteúdos, são elas:
I. Diversificação dos conteúdos com a inclusão das ginásticas, dos jogos, das brincadeiras, das lutas e das danças. II. Aprofundamento das habilidades motoras para promover a apropriação dos conhecimentos. III. Adequação dos conteúdos às possibilidades sociocogniscitivas do aluno. IV. Aprofundamento dos conteúdos, ou seja, tratá-los nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal.
Estão corretas as afirmativas: 

#Questão 918006 - Educação Física, , IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

Nelson Carvalho MARCELLINO problematiza temas importantes sobre o lazer em nossa sociedade e as representações que os sujeitos detêm sobre esse direito. A questão aborda as reflexões desse autor sobre LAZER.
“O entendimento do lazer não pode ser estabelecido somente a partir do conteúdo da ação, ou pelo menos que ele não constitui condição suficiente para a conceituação. Se para algumas pessoas o futebol, a pescaria, a jardinagem constituem atividades de lazer, certamente isso não se verifica, em todas as oportunidades, para o jogador profissional, o pescador que depende da sua produção ou para o jardineiro. Além disso, aquilo que pode ser altamente atraente e prazeroso para determinada pessoa, não raro significa tédio ou desconforto para outro indivíduo. Assim, as circunstâncias que cercam o desenvolvimento dos vários conteúdos são básicas para a concretização das atividades.”
Nesse particular, podem ser destacados como fundamentais para o entendimento sobre lazer os aspectos: 

A função líbero no voleibol foi criada no fim da década de 1990. O jogador que exerce esta função veste uniforme de cor diferente da dos demais atletas de sua equipe. Assinale, a seguir, a ação que o líbero NÃO pode realizar no voleibol.

Durante o mês de abril, na disciplina Educação Física, aconteceu um Torneio de Badminton para os alunos de 8º ano. As inscrições foram abertas para as quatro turmas do turno da manhã e 16 equipes foram inscritas.
O time campeão passou pelas fases a seguir:
1ª fase: Dois grupos com seis equipes em cada um. Os times jogam apenas contra adversários do seu próprio grupo, no sistema de rodízio duplo (turno e returno), classificando para a próxima fase os dois primeiros colocados de cada grupo.
2ª fase: Semifinal, em sistema de eliminatória simples, com jogos de ida e volta;
3ª fase: Final, em sistema de eliminatória simples, com jogo único.
Pode-se afirmar que a equipe campeã de Badminton disputou

#Questão 940919 - Educação Física, , VUNESP, 2023, Prefeitura de Pindamonhangaba - SP, Professor de Educação Física Escolar

Analise a seguinte situação:


Um professor de Educação Física, para discutir com os alunos algumas mudanças fisiológicas que ocorrem durante a prática de exercícios físicos, pede que eles corram ao redor da quadra por um período de dez minutos, em ritmo confortável e constante. Pensando na relação entre a ventilação e a oxigenação durante essa corrida, o professor explica aos alunos que, devido ao ritmo estável do exercício, a ventilação

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis