Questões de Educação Física

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física

#Questão 914228 - Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

Durante o exercício extenuante, fatores neuro-humorais fazem aumentar a produção de adrenalina, noradrenalina e glucagon e reduzem a liberação de insulina. Essas respostas hormonais ativam a enzima glicogênio fosforilase, (indiretamente através da ativação do AMP cíclico) a qual facilita a glicogenólise no fígado e nos músculos ativos. Levando-se em conta que o glicogênio muscular proporciona energia sem oxigênio, ele acaba contribuindo com a maior parte da energia nos minutos iniciais do exercício, quando a utilização de oxigênio não consegue atender as demandas de oxigênio.
Indique abaixo a alternativa correta sobre treinamento. 

#Questão 914230 - Educação Física, Fisiologia do Exercício, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

Sobre os diversos temas da fisiologia do exercício pode-se inferir que nem todos os mecanismos responsáveis pelo aumento da força e da resistência muscular são totalmente conhecidos. No entanto, somos capazes de identificar muitas das alterações metabólicas e morfológicas após dias e semanas de treinamento físico. Sobre o tema, indique a alternativa correta:

#Questão 914229 - Educação Física, Modalidades Esportivas, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

O uso repetido das fibras musculares estimula alterações estruturais e funcionais. Muitas dessas alterações são relacionadas ao treinamento de força, mas existem também relações ao treinamento aeróbio e as alterações por ele produzidas.
Classifique as opções como verdadeiras com (V) e as opções falsas com (F).
1. ( ) O treinamento de longa distância e de baixa intensidade não desenvolve os padrões neurológicos de recrutamento de fibras musculares e a taxa elevada de produção de energia necessários para o desempenho de endurance máximo.
2. ( ) O treinamento de velocidade de alta intensidade pode incluir tanto o exercício intermitente (intervalado) quanto o exercício contínuo num ritmo próximo ao da competição.
3. ( ) Embora seja muito recente, a maioria dos atletas utiliza o treinamento intervalado principalmente para melhorar sua capacidade aeróbia.
4. ( ) O uso repetido das fibras musculares estimula alterações estruturais e funcionais relacionadas ao treinamento de força.
5. ( ) As atividades anaeróbias como o jogging e o ciclismo, de intensidade baixa a moderada, dependem em grande parte das fibras musculares de contração lenta.
6. ( ) A maioria das sessões de exercícios repetidos é realizada em velocidades que produzem grandes quantidades de lactato.
7. ( ) Sessões de exercícios repetidos, rápidos e breves com pequenos intervalos de repouso entre cada série produzem os mesmos benefícios aeróbios que o exercício contínuo, de alta intensidade e prolongado.


A sequência correta dessa classificação é: 

#Questão 914231 - Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

Rosilene Moraes Diehl aponta a DEFINICAO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) sobre à acuidade visual. A OMS considera que visão normal é melhor ou igual 20/25; visão próximo ao normal, entre 20/30 e 20/60; visão subnormal moderada, entre 20/70 e 20/160; severa entre 20/200 e 20/400 com campo visual menor ou igual 20 graus; profunda, entre 20/500 e 20/1000,com campo visual menor ou igual a 10; deficiência visual quase total, entre percepção luminosa e 20/1000, com campo visual menor ou igual a 5 graus; e amaurose, sem percepção luminosa.
No mesmo texto a autora cita a classificação esportiva, sobre essa classificação é correto afirmar: 

#Questão 914232 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

Rosilene Moraes Diehl, no livro Jogando com as diferenças: jogos para crianças e jovens com deficiência alerta sobre temas importantes acerca das diferenças. As questões 03 e 04 dessa prova são baseadas em suas reflexões sobre vida ativa voltada ao esporte, recreação e dança, que são resultantes de uma extensa rede de atitudes nos âmbitos político, profissional, social e pessoal. “Na política pública de esporte e lazer, desde 1996 a lei é a favor da inclusão. Neste aspecto, a política vigente apoia a participação das pessoas cegas, surdas, com deficiência  mental ou física em programas oferecidos à comunidade em geral. Esses programas devem atender a diversas pessoas, oferecendo espaço de integração social”.
No caso da Paralisia Cerebral (PC), uma lesão que afeta o Sistema Nervoso Central (SNC) antes que seu desenvolvimento tenha se completado, causando uma desordem motora e sensitiva na movimentação ampla e fina do corpo, essa alteração frequentemente é complicada pela ocorrência de convulsões, alterações do comportamento ou retardo mental. As Pcs mais comuns são subdivididas em três tipos.
Sobre essa subdivisão é correto afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis