Questões de Educação Física

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física

As autoras Soares, Taffarel e Escobar (in Moreira, 1992) defi nem que a Educação Física escolar necessita de um profundo debate a fi m de alcançar um projeto de educação escolarizado que deve possuir características políticas de interpretação crítica e complexa da sociedade. Tal refl exão pedagógica, imprescindível na busca de superação das condições atuais, apresenta-se numa tríplice dimensão como:

A saúde é um tema recorrente no interior da escola e perpassa por diversas disciplinas curriculares, sendo a Educação Física uma das responsáveis pela conscientização dos jovens na busca por uma vida saudável. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, do Ensino Médio, a Educação Física precisa fomentar conhecimentos que subsidiem o estudante a autogerenciar a sua atividade corporal e se espera que, ao fi nal do Ensino Médio, o estudante tenha, dentre outras, a seguinte competência:

Historicamente, as ciências biológicas predominaram nos cursos de formação em Educação Física e, em alguns casos, ainda dominam. Para Daólio (2004), tal predomínio passou a ser questionado a partir da década de 1980 com o incremento do debate acadêmico, realçando a questão sociocultural. Pode-se caracterizar a visão biológica que predominou na Educação Física nesse período com o seguinte conceito:

De acordo com os estudos de Santos (in Pereira e Souza, 2011), nem sempre os planejamentos defi nem todas as ações e interpretações sobre as turmas e seus alunos. Algumas decisões pedagógicas são estipuladas a partir da progressão das aulas e das análises de seu contexto. Portanto, de acordo com a pesquisa do autor, para se complementar um planejamento, nas primeiras semanas de um ano letivo necessita-se observar:

Na unidade “jogos e esportes”, dentro do planejamento anual para uma turma da 3ª série do Ensino Médio, o professor opta por trabalhar também com os jogos cooperativos e, para isso, faz uso do futsal. O professor sugere uma alteração na regra do jogo que consiste na troca do aluno que marcou um gol para a equipe que sofreu este mesmo gol. De acordo com Orlick (in Soler, 2006), tal alteração na regra caracteriza a categoria dos jogos cooperativos chamada de jogos:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis