Questões de Educação Física

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física

Considerando o diagrama do modelo proposto por Newell, ilustrado acima, julgue os itens seguintes, relativos a fatores que interferem no desenvolvimento motor.

O professor de educação física deve ser capaz de introduzir ou remover restrições, dosando o nível de dificuldade das aulas e diversificando as atividades, de forma a garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de experimentar vantagens e desvantagens de suas restrições individuais.

Considerando o diagrama do modelo proposto por Newell, ilustrado acima, julgue os itens seguintes, relativos a fatores que interferem no desenvolvimento motor.

A utilização de jogos caracterizados pela ausência de competição pode representar restrição funcional, ao diminuir a motivação e comprometer o envolvimento de alguns alunos nas aulas de educação física.

Considerando o diagrama do modelo proposto por Newell, ilustrado acima, julgue os itens seguintes, relativos a fatores que interferem no desenvolvimento motor.

Nas aulas de Educação Física para o ciclo IV, 7.ª e 8.ª séries do Ensino Fundamental, o professor, sempre que for estimular a formação de novas habilidades motoras, deve valer-se de restrições ambientais, como o uso de bolas menores e rebaixamento da altura da tabela de basquetebol ou da rede de voleibol, o que simplifica o jogo e favorece a aprendizagem.

Considerando o diagrama do modelo proposto por Newell, ilustrado acima, julgue os itens seguintes, relativos a fatores que interferem no desenvolvimento motor.

Quando os alunos estão em fase de aperfeiçoamento das habilidades motoras, o professor deve tomar cuidado especial para que determinadas restrições da tarefa não tornem a atividade difícil, pois o treino deve estar centrado naquilo que cada um já sabe e é capaz de fazer.

Considerando o diagrama do modelo proposto por Newell, ilustrado acima, julgue os itens seguintes, relativos a fatores que interferem no desenvolvimento motor.

Em alguns casos, pode-se constatar que existe interação entre os tipos de restrições indicadas no diagrama acima. Quando, por exemplo, no futebol, o tamanho do gol é diminuído (restrição do ambiente), o nível de dificuldade para se marcar gol é aumentado, exigindo-se maior precisão do chute (restrição da tarefa), que, por sua vez, favorece alunos com determinadas habilidades corporais (restrição estrutural do indivíduo), os quais se sentem mais motivados para participar da aula (restrição funcional do indivíduo).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis