Questões de Educação Física

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física

Na década de 80, a educação sexual ganhou ênfase e passou a ser mais discutida, talvez em função do avanço da Aids e do aumento do número de adolescentes grávidas. Mas a verdadeira implementação desse tema, superando o simples conhecimento do funcionamento do aparelho reprodutor humano, encontra-se distante, provavelmente devido às dificuldades encontradas ao se abordarem questões que envolvam valores, crenças e opiniões. A Educação Física se aproxima desse tema a partir do momento em que privilegia o uso do corpo, ou a construção de uma cultura corporal cujos valores sobre beleza, estética corporal e gestual aparecem freqüentemente, assim como as questões de gênero. A sexualidade torna-se um assunto de grande importância quando enfoca não apenas a reprodução humana, mas também a busca do prazer. A discussão deve estender-se além da dimensão biológica, perpassando também pelas dimensões:

A escola e as instituições congêneres deveriam ser os principais incentivadores de ações com o objetivo de desenvolver o lazer. Especialmente a Educação Física deveria dar atenção destacada ao lazer, não apenas em termos procedimentais, fornecendo repertório para que os alunos possam usufruí-lo, mas também em termos de atitudes e a compreensão do que venha a ser esse termo. Para além das práticas que devem, sim, fazer parte da educação formal e não-formal para o lazer, deve-se explorar a concepção de lazer para:

É necessário que se pense nos espaços de lazer dentro e ao redor da escola, bem como nos logradouros públicos, propiciando uma nova visão sobre o uso das instalações escolares e dos espaços públicos com a responsabilidade concorrente da comunidade. Os alunos e indivíduos da comunidade poderiam transformar-se em agentes socioculturais, favorecendo a utilização desses espaços para a apropriação de vivências de lazer. Apropriar-se da escola e dos espaços públicos pode significar:

A nova significação atribuída à Educação Física é que a área ultrapassa a idéia única de estar voltada apenas para o ensino do gesto motor correto. Muito mais que isso, cabe ao professor problematizar, interpretar, relacionar, compreender com seus alunos as amplas manifestações da cultura corporal, de tal forma que os alunos compreendam os sentidos e significados impregnados nas práticas corporais. Ampliar-se a área além da dimensão procedimental para as dimensões:

Discutir a ética na área da Educação Física é discutir amplamente o sentido ético da convivência humana nas suas relações com várias dimensões da vida social: o ambiente, a cultura, o trabalho, o lazer, o consumo, a sexualidade e a saúde. Observa-se, nas práticas da Educação Física, que os seres humanos expressam comportamentos de excitação, cansaço, medo, vergonha, prazer, satisfação, entre outros. Isso se deve, muitas vezes, ao fato de as atitudes serem afetadas pela intensidade e qualidade dos estados emocionais vivenciados corporalmente. O desenvolvimento moral do indivíduo está intimamente relacionado:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis