Questões de Educação Física

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Listagem de Questões de Educação Física

A produção teórica da Educação Física brasileira sofreu um impulso significativo a partir do início dos anos 80. A Educação Física tornou-se, efetivamente, um espaço multidisciplinar em busca da sua compreensão como prática social. As preocupações e os questionamentos dos profissionais da área da Educação Física mostravam uma visão de um novo e grande espaço, em que as atividades da Educação Física e as práticas esportivas deveriam construir uma nova paisagem humana, abrangendo:

A dor muscular é produzida durante as contrações nas quais a tensão gerada é suficientemente intensa a ponto de ocluir o fluxo sanguíneo para os músculos ativos (isquemia). A dor persiste até que a intensidade da contração seja reduzida ou que a contração cesse totalmente e o fluxo sanguíneo seja restaurado, permitindo então a remoção dos produtos de desgaste acumulados (metabólitos). Por causa da isquemia, os produtos da atividade metabólica não podem ser removidos e, dessa forma, acumulam-se até o ponto de estimularem os receptores dolorosos localizados nos músculos. As substâncias predominantemente causadoras do referido fenômeno são:

Na perspectiva da Educação Física Humanista, a facilitação da aprendizagem é a tarefa essencial do educador. No contato com os alunos, o professor deve estimulá-los a desenvolver a aptidão para aprender, para a autodescoberta, ou seja, aprender a aprender. Estimulação do potencial criativo, respeito às individualidades e liberdade de expressão são alguns dos princípios que, aplicados à Educação Física escolar, dão um cunho humanista. Outro princípio que se destaca na referida perspectiva é:

Paulo Freire caracteriza os três níveis de consciência como intransitiva, transitiva ingênua e transitiva crítica. Medina (1983) considera que a Educação Física convencional é determinada pelos limites da consciência intransitiva. A concepção modernizadora relaciona-se com a consciência transitiva ingênua. A terceira e última perspectiva é concebida por aqueles que alcançaram a consciência transitiva crítica e denomina-se Educação Física:

Kunz (1994) defende o ensino crítico, pois é a partir dele que os alunos passam a compreender a estrutura autoritária dos processos institucionalizados da sociedade, os mesmos que formam falsas convicções, interesses e desejos. Assim, a tarefa da Educação Física crítica é promover condições para que essas estruturas autoritárias sejam suspensas e o ensino encaminhado para uma emancipação, possibilitada pelo uso da linguagem, que tem papel importante:

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