Questões de Educação Física

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física

#Questão 347558 - Educação Física, Geral, FSADU, 2007, Prefeitura de São Luís - MA, Professor Ensino Fundamental Séries Finais

Marque (V) ou (F) nas afirmativas abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) O exercício físico é essencial para o crescimento ósseo em comprimento e, conseqüentemente, para o aumento da estatura da criança.

( ) A compressão intermitente das placas de crescimento, decorrente do peso corporal, e o exercício podem provocar maior mineralização e densidade óssea.

( ) Níveis elevados de força e de potência são impossíveis se a criança não tiver alcançado a maturidade neurológica.

( ) A mielinização de uma grande parte dos nervos motores é completa até a maturidade sexual.

( ) A progressão do movimento imaturo e rudimentar para o movimento preciso, controlado e intencional denomina-se diferenciação.

 A alternativa que apresenta a seqüência CORRETA das respostas é:

#Questão 347563 - Educação Física, Geral, FSADU, 2007, Prefeitura de São Luís - MA, Professor Ensino Fundamental Séries Finais

Como uma prática corporal, a dança pode estar na escola, de acordo com os pressupostos educacionais, e ser adaptada conforme as necessidades e características do contexto escolar. Sobre o conteúdo dança, analise as proposições a seguir.

I. Considerando que a dança pode ser tematizada como conteúdo de educação física escolar para que os alunos possam usá-la como linguagem, visando à articulação de suas próprias idéias, deve-se pôr ênfase nos seguintes aspectos: experimentação, criação e apreciação.

II. Para Laban, o valor educacional da dança pode ser atribuído à universalização das formas de movimento que esta manifestação domina.

III. As danças de rua e as danças folclóricas, apesar de fazerem parte de um conteúdo relevante para a formação dos alunos, não devem ser introduzidas nas aulas de educação física, pois muitos professores não possuem conhecimento adequado desses temas.

IV. Entre as atividades rítmicas e expressivas a serem incluídas nas aulas de Educação Física, os PCN sugerem o resgate de todos os tipos de manifestações folclóricas brasileiras, excluindo-se, no entanto, as danças provenientes de outras culturas.

V. O jogo, o esporte e a dança têm em comum a representação corporal, com características lúdicas de diversas culturas humanas.

É CORRETO o que está contido apenas nas proposições

#Questão 347566 - Educação Física, Geral, FSADU, 2007, Prefeitura de São Luís - MA, Professor Ensino Fundamental Séries Finais

Leia as afirmações:

* Desde a implantação dos cursos de Educação Física no Brasil, os conteúdos que receberam maior atenção foram aqueles provenientes das Ciências Biológicas (Biologia, Anatomia e Fisiologia).

* Esse enfoque tinha como objetivo fortalecer o corpo do trabalhador por meio de exercícios físicos capazes de manter o organismo saudável e resistente às condições de trabalho requeridas, para o trabalhador taylorista-fordista, e compatíveis com a nova ordem político-econômica da primeira metade do século XX.

A esse respeito, pode-se concluir que:

#Questão 347567 - Educação Física, Geral, FSADU, 2007, Prefeitura de São Luís - MA, Professor Ensino Fundamental Séries Finais

Em relação ao ensino de danças populares na Educação Física, pode-se afirmar que:

I. ao resgatar, através do ensino, as danças populares de nossa cultura (bumba-meu-boi, coco, tambor de crioula), estaremos resgatando o que dizem ser a “cultura e identidade brasileiras”.

II. aprender danças populares de diversas regiões do Brasil, assim como danças populares de outros países, permite aos alunos a descoberta de outros modos de ver, pensar e agir corporalmente em sociedade, que muitas vezes são desconhecidos por eles.

III. uma postura crítica em relação às danças, que aprendemos e/ou criamos a partir da tradição dos povos, possibilita um outro tipo de olhar, um olhar não complacente e ingênuo frente às contribuições das etnias e culturas que formam o povo brasileiro.

IV. o conhecimento das danças populares nos permite perceber, nos processos pessoais e coletivos de criação em dança, que histórias carregamos, que povos representamos, que escolhas fazemos em relação às nossas vivências e atitudes em uma sociedade global.

V. facilitam e incentivam a aprendizagem de modelos de dança que vêm da mídia, por estarem na moda.

É CORRETO o que se afirma apenas nos itens

#Questão 347569 - Educação Física, Geral, FSADU, 2007, Prefeitura de São Luís - MA, Professor Ensino Fundamental Séries Finais

Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando os princípios epistemológicos que têm fundamentado o conhecimento abordado pela Educação Física brasileira.

1. Princípio positivista.

2. Princípio fenomenológico.

3. Princípio histórico-crítico.

4. Princípio holístico.

5. Princípio hermenêutico.

( ) concepção de Educação Física que prioriza o resgate da totalidade humana no seu contexto social.

( ) concepção de Educação Física que prioriza os aspectos biofisiológicos.

( ) concepção de Educação Física a partir da interpretação dos referenciais clássicos.

( ) concepção de Educação Física que prioriza os aspectos biopsicológicos.

( ) concepção de Educação Física que prioriza a relação dos fenômenos naturais e sociais.

Assinale a alternativa que apresenta seqüência CORRETA das respostas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis