Questões sobre História da Arte e Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História da Arte e Educação

Com relação à obra de Roy Bennet, julgue as afirmativas a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A música mais antiga que conhecemos, tanto sacra quanto profana, consiste em uma única melodia, com uma textura do tipo que chamamos polifônica.
II – A música antiga (mais precisamente aquela que vai até o século XII) empregou um sistema especial de escalas às quais se dá o nome de “modos”.
III – As primeiras músicas polifônicas datam do século VII. 

#Questão 1001540 - Educação Artística, História da Arte e Educação, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Artes - Edital nº 95

Considere as afirmativas sobre a arte indígena e assinale como VERDADEIRA ou FALSA cada uma delas.
(___) A colonização brasileira influenciou grandemente a cultura indígena que passou a reproduzir a arte portuguesa até os dias atuais.
(___) A arte plumária é uma criação estética dos povos indígenas brasileiros com fim exclusivamente ornamental.
(___) A cerâmica marajoara é caracterizada principalmente pelos desenhos em relevo e com cores terrosas.
(___) As pinturas corporais indígenas são marcas identitárias de cada etnia, possuem significado próprio, como também variadas imagens de grafismos.
(___) As máscaras podem constituir parte da indumentária indígena, sendo utilizadas em rituais religiosos ou de guerra.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA de cima para baixo para as afirmativas sendo V - Verdadeira e F - Falsa.

Considere a imagem e o trecho abaixo:

Imagem associada para resolução da questão 
Obra - Jaider esbell-it was amazon 08 - Acesso em 05 de Jul de 2022 http://www.jaideresbell.com.br/site/2016/07/01/it-was-amazon/ 

Estes fenômenos de resistência são como olhos d’água, que, como bem mostra a geologia, são pontos de erupção de algo muito mais completo e complexo, fazendo parte de uma intricada rede que se forma e se mantém muito mais abaixo ficando, portanto, protegido da ação aniquiladora vindo uma hora a irromper à superfície. A ideia de uma infiltração em uma estrutura aparentemente sólida é como as performances decoloniais se consolidam (ESBELL, 2020c). 


  Fazendo uma relação entre Arte e Patrimônio e partindo de uma análise da obra e do texto acima, é possível afirmar que:

1 - A dimensão decolonial da arte indígena contemporânea utiliza a tática da (re)antropofagia e da insurgência, pela abordagem da produção de artistas indígenas, que mesclam referências cosmológicas e visualidades indígenas com apropriações de cânones artísticos, linguagens e tecnologias do Ocidente.
2 - O texto e obra são de artistas indígenas e trata de uma ocupação de espaços institucionalizados e se inserem no mercado de arte contemporâneo, promovendo fissuras nas narrativas hegemônicas sobre os povos originários do Brasil.
3 - Para se entender essas questões, é necessário entendermos a construção da ideia de Arte constituída na Europa Ocidental e sua oposição à ideia de artesanato como algo oriundo de culturas "menores".

4 - A obra e o texto aparecem como crítica à reprodução do discurso decolonial. Este discurso prioriza como ideal a profunda exotização dos corpos e objetos vindos das populações indígenas.
5- Essa postura política traz uma crítica à própria história da arte e seu lugar de poder. 

#Questão 1001541 - Educação Artística, História da Arte e Educação, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Artes - Edital nº 95

A arte dos povos indígenas em suas diversas matrizes já existia no Brasil antes mesmo da chegada dos colonizadores portugueses. A criação e a produção artística dos índios eram expressas de várias formas, com EXCEÇÃO da:

#Questão 1001555 - Educação Artística, História da Arte e Educação, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Artes - Edital nº 95

“Com mais de 300 obras, exposição "Sempre Fomos Modernos" estreia no Mauc
        A exposição é formada por obras de mais de 100 artistas nacionais e internacionais de diferentes décadas. Com o objetivo de propor um olhar crítico sobre a modernidade e celebrar datas importantes para a arte local e nacional, chega ao Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc) a exposição “Sempre Fomos Modernos”. A mostra faz alusão aos 60 anos do museu (completados em 2021) e aos 100 anos da Semana de Arte Moderna”.
Disponível em: https://www.opovo.com.br/vidaearte/2022/04/29/com-maisde-300-obras-exposicao-sempre-fomos-modernos-estreia-nomauc.html. A cesso em: 07. Maio. 2022.
O texto acima apresentado pelo Jornal O Povo no Caderno Vida e Arte mostra-nos a abertura de uma exposição comemorativa com a temática do Modernismo. Sobre esse tema, podemos afirmar que: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis