Listagem de Questões sobre Geral
A abordagem dos jogos teatrais proposta por Ingrid Koudela determina que a função fundamental do jogo de regras é:
apontar vencedores e perdedores
gerar conflitos e questionamentos
estimular a competição e a premiação
gerar a confiança necessária para o jogo
"(...) nem toda espécie de verdade pode transferirse ao palco. O que lá usamos é a verdade transformada em equivalente poético, pela imaginação criadora. (...) transformar realidades humanas simples, quotidianas, em cristais de verdade artística."(Stanislavsky)
Nesse texto, o autor define, como fundamento de sua proposta de trabalho, o conceito de:
memória das emoções
unidades e objetivos
imaginação
fé em cena
Augusto Boal, em suas pesquisas metodológicas de trabalho com o teatro, afirma que "o ator, como todo ser humano, tem as suas ações e reações mecanizadas, por isso é necessário começar pela sua desmecanização".
Sendo assim, a proposta de Boal consiste no desenvolvimento dos seguintes exercícios:
de percepção espacial / de cooperação / de avaliação / de emoção
musculares / de memória / de imaginação / de emoção
musculares / de adaptação de texto / de automatismo
de concentração / de memorização / de atenção
"Um grupo de atores emite com a voz um determinado som (...) enquanto outro grupo faz movimentos relacionados com os sons, como se fossem a visualização dos sons." (Augusto Boal).
Na metodologia proposta pelo autor, em Jogos e exercícios de aquecimento, esse exercício é classificado como:
físico
vocal
emocional
ideológico
Nas escolas tradicionais brasileiras até a metade do século XX , os professores:
valorizavam as habilidades manuais, os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.
valorizavam o poder criador das crianças, rejeitando os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão da arte enquanto improvisação.
valorizavam as habilidades manuais, rejeitando os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.
rejeitavam as habilidades manuais, priorizando os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.
rejeitavam as habilidades manuais e os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}