Listagem de Questões sobre Geral
Espera-se que o aluno do 2º segmento do Ensino Fundamental (da 5ª à 8ª série) desenvolva seu conhecimento estético e competência artística nas diferentes linguagens da Arte. Segundo os PCN – Arte, as Artes Cênicas, como área de conhecimento, têm como um dos objetivos gerais estimular esse aluno a:
experimentar diferentes técnicas da linguagem teatral com a finalidade de transformar sua produção escolar em apresentações
desenvolver as competências necessárias à formação do ator e reforçar sua auto-estima e livre expressão
reconhecer o teatro como atividade lúdica e perceber a linguagem teatral como forma de sensibilização
refletir sobre a produção teatral construída na escola e perceber o teatro como tarefa coletiva
Uma avaliação consistente deve ser transparente, participativa, propiciando a discussão de regras e critérios com clareza, a partir dos campos conceituais que subsidiam o trabalho em arte. Dentre outros, em Artes Cênicas, pode-se avaliar o aluno com base no seguinte pressuposto:
a consciência da ação no palco como também do espaço-tempo cênico
o talento e a competência para interpretar diferentes personagens
a eficiência e a memória para decorar textos e desenvolver cenas
as experiências anteriores em trabalhos de montagens escolares
Em "4 de outubro de 1838, estreava O Juiz de Paz na Roça, sem alarde publicitário e pretensão histórica. Poucos, talvez, na ocasião, assinalassem o significado do acontecimento." (Sábato Magaldi)
Era o primeiro texto escrito por Martins Pena, autor reconhecido historicamente como o fundador, no Brasil, da comédia denominada:
clássica
psicológica
de costumes
de caracteres
Há uma "contradição entre literalidade e arte. A arte, invariavelmente, implica organização expressiva e forma significativa, alguma estilização e até mesmo alguma artificialidade." (John Gassner)
O autor constrói uma reflexão crítica acerca da tendência estética que dominou os palcos no final do século XIX, denominada:
realismo
simbolismo
naturalismo
expressionismo
Observe as concepções de representação teatral abaixo registradas:
"representar seu personagem e se posicionar em relação a essa representação."
"utilizar a sua experiência mais íntima para encontrar dentro de si mesmo uma emoção verdadeira."
Estas concepções de representação teatral registradas acima, referem-se, respectivamente, às teorias de:
Meyerhold e Grotowski
Brecht e Stanislavsky
Vilar e Antoine
Craig e Artaud
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}