Listagem de Questões sobre Geral
A utilização da música na obra de Bertold Brecht tem a função de:
construir uma cenografia sonora e uma paisagem auditiva
opor-se à ação e revelar seu verdadeiro significado
acentuar a atmosfera que emana de uma ação
ironizar e propor um comentário autônomo
As teorias de Stanislavsky relativas ao ator propõem uma prática que resulta na transformação absoluta da relação do intérprete com a personagem e, conseqüentemente, com o texto. Essa transformação fica evidente quando, na representação e de modo sistemático, a figura do diretor revela:
integração da personalidade particular do ator
explicitação das intenções pelo texto
sugestão de marcas de cena pelo ator
identificação do ator com a personagem
Segundo Stanislavsky, todos os pensamentos imaginativos, sentimentos e ações do ator devem convergir para um único ponto de referência, denominado:
superobjetivo
verdade cênica
emoção interior
unidade de ação
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte (PCN), a experiência das Artes Cênicas na escola possibilita a ampliação da:
capacidade de liderança e da competitividade
tolerância e da convivência com a ambigüidade
perspectiva de formação profissional e do repertório teatral
compreensão de regras e da formação de conhecedores de teorias e técnicas teatrais
"Por meio dos jogos o aluno passa a se familiarizar com a linguagem do palco e com os desafios da presença em cena. " (PCN - Arte) Sendo assim, é necessário que o professor proponha aos alunos a seguinte prática:
desenvolver a técnica da leitura e memorização de cenas dos textos dramáticos clássicos
conhecer os métodos e técnicas de construção de personagem e de marcação de cenas
observar cenas e espetáculos de boa qualidade em espaços dentro e fora da escola
reproduzir cenas observadas em diferentes montagens teatrais
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}