Questões de Educação Artística do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística do ano 2007

#Questão 342488 - Educação Artística, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

Considere as características dos processos criativos e suas definições.

I. Intuição
II. Seletividade
III. Imagem Referencial
IV. Percepção

a. Representa um processo de economia, pois a nossa tendência é inteirar-nos daquilo que nos seria suficiente para resolver uma situação ou tarefa em que estejamos interessados.
b. Envolve um tipo de conhecer, que é apreender o mundo externo junto com o mundo interno, e ainda envolve, concomitantemente, um interpretar aquilo que está sendo apreendido.
c. Está na base dos processos de criação e tornam-se conscientes na medida em que são expressos, isto é, na medida em que lhes damos uma forma.
d. Ordenação internalizada que se configura em cada pessoa a partir de sua própria experiência pessoal e cultural.

Está corretamente associado em:

#Questão 342489 - Educação Artística, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

Observe atentamente as imagens abaixo.

Pode-se afirmar que, no diálogo visual destas duas imagens há:

#Questão 342491 - Educação Artística, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

O sentido se faz durante as descobertas e não existe mais um objeto fechado ou uma representação única fixa sobre um suporte material como um quadro, uma pintura ou uma gravura.

O trecho acima está se referindo a:

#Questão 342493 - Educação Artística, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

A autora Mirna Spritzer, em seu ensaio O ator e a visualidade: uma experiência com alunos-atores faz uma reflexão sobre o processo de criação de ator a partir da intersecção do quadro A Parábola dos Cegos, de Bruegel, e o texto teatral Os Cegos, de Ghelderode.

Para a autora, no processo de criação de figuras-cênicas pelos alunos-atores, tendo em vista a visualidade como estímulo e como construção artístico-estética, o quadro de Bruegel é um recurso visual para

#Questão 342495 - Educação Artística, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

Considerando que as imagens constituem parte fundamental na alfabetização estética, fazendo-se presente no dia-a-dia de uma maneira muito mais intensa do que em outros tempos, cabe definir quais imagens vão ser levadas para a sala de aula. Esta escolha muitas vezes é arbitrária. O professor decide quais imagens farão parte do repertório merecedor da apreciação de seus alunos.

O texto problematiza

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis