Questões de Educação Artística do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística do ano 2007

Enquanto os expressionistas alemães imergiam nos sentimentos profundos, um grupo de artistas holandeses, com destaque ao pintor Piet Mondrian (1872-1944), tentou eliminar a emoção da arte. Com relação a esse artista e suas obras, assinale a opção correta.

A partir das idéias do texto e acerca do edifício teatral, assinale a opção correta.

À luz do texto e acerca do teatro enquanto arte específica, julgue os itens a seguir.

I No teatro dramático, são essenciais três elementos: ator, texto e público. O teatro existe quando uma platéia vê e ouve um ator interpretar um texto.

II Entre os elementos que colaboram para a realização do fenômeno teatral, incluem-se a cenografia, a indumentária, a sonoplastia e a iluminação.

III O texto interpretado pelo ator deve ser previamente escrito ao momento de sua representação. Mesmo os atores da Commedia dell'Arte, considerados os mestres da arte da improvisação, seguiam de forma acurada os canovacci (roteiros).

IV A recepção de um espetáculo teatral por parte do público pode ser influenciada por fatores sociais, como religião e classe social, e por fatores de ordem psicológica, como a expectativa em relação ao evento e o conhecimento prévio do texto.

Estão certos apenas os itens

A ruptura com a artificialidade presente na cena teatral repercutiu nos vários elementos que compõem o fenômeno teatral. Acerca da busca por um teatro mais realista, julgue os próximos itens.

I Por meio do efeito de estranhamento, ou distanciamento, Bertolt Brecht propôs estabelecer a total identificação entre o ator e a personagem representada por ele, gerando dessa forma uma representação mais verossímil.

II O anacronismo temporal e contextual vigente na cena teatral foi substituído por uma maior observância histórica. Assim, passou a ser inadmissível que Orestes, herói grego, fosse representado com longa cabeleira, chapéu com plumas, botas e espada.

III Por meio do seu trabalho com os atores do Teatro de Arte de Moscou, Constantin Stanislavisk, ao desenvolver a teoria do gestus social, propôs o rompimento com a atmosfera ilusória imposta à cena teatral, objetivando, assim, lembrar ao público que o espetáculo é ficção.

IV A busca da realidade cênica fez com que os telões pintados colocados ao fundo da cena passassem a ser substituídos por mobiliários tridimensionais.

A quantidade de itens certos é igual a

Vinculada ao movimento de renovação que ocorreu no teatro na década de 60 do século passado, a norte americana Viola Spolin desenvolveu um sistema de atuação embasado nos jogos de improvisação teatral. Acerca das fundamentações do método desenvolvido por Spolin, assinale a opção incorreta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis