Questões sobre INTRODUÇÃO A ECONOMIA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre INTRODUÇÃO A ECONOMIA

Os gráficos, abaixo, apresentam curvas de indiferença, em que X1 e X2 são dois bens e Y1 e Y2, outros dois bens.

               

Com base nas curvas de indiferença, pode-se afirmar:

I. X1 e X2 são substitutos perfeitos; Y1 e Y2 são complementares perfeitos.

II. X1 e X2 são complementares perfeitos; Y1 e Y2 são substitutos perfeitos.

III. A taxa marginal de substituição de X1 por X2 é constante.

Está(ão) correta(s) apenas:

Considerando-se que o problema da escolha em um ambiente de escassez constitui o cerne da análise econômica, julgue os itens subseqüentes.

Uma redução substancial das taxas de desemprego, por aumentar a eficiência na utilização do fator trabalho, desloca a fronteira de possibilidades da economia para cima e para a direita.

Considerando-se que o problema da escolha em um ambiente de escassez constitui o cerne da análise econômica, julgue os itens subseqüentes.

Nas economias de mercado, a especialização, fundamentada na divisão do trabalho, apesar de aumentar o custo de oportunidade dos bens, promove a alocação eficiente dos recursos.

O estudo da microeconomia, que analisa o comportamento individual dos agentes econômicos, é fundamental para se avaliar a tomada de decisão no que se refere às questões econômicas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Considere que, no setor de telefonia celular, a regulamentação que permite aos clientes mudarem de operadora sem alterar o seu número de telefone seja implementada. Nessa situação, essa permissão contribui para aumentar a curvatura das curvas de indiferença entre os serviços de duas operadoras quaisquer.

Na fase atual de globalização do espaço econômico, o estudo da economia internacional é crucial para uma inserção adequada no cenário mundial. Usando as noções básicas dessa teoria, julgue os itens seguintes.

A teoria das vantagens comparativas baseia-se no custo de oportunidade da produção dos bens e, portanto, permite que mesmo os países que não dispõem de vantagens absolutas em um determinado bem possam comercializá-lo no mercado internacional.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis