Questões sobre Estruturas de Mercado

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Estruturas de Mercado

Considere a afirmação a seguir (adaptada do livro "Microeconomia" de C. E. Ferguson, 4ª edição, Editora Forense Universitária, página 330): "Um monopolista, ou qualquer outro produtor, maximizará o lucro ou minimizará a perda através da produção e comercialização daquele produto para o qual o custo___________ iguala-se à receita _____________. A existência do lucro ou prejuízo dependerá da relação entre ____________ e ______________."

As seguintes expressões, respectivamente, completam corretamente o conceito acima:

#Questão 335794 - Economia, Estruturas de Mercado, ESAF, 2004, IPEA, Técnico de Planejamento e Pesquisa (Prova 2)

Suponha uma empresa monopolista com custo marginal constante igual a c e função de demanda  na qual a e b são constante reais positivas e b>0. Nessas condições:

#Questão 335802 - Economia, Estruturas de Mercado, ESAF, 2004, IPEA, Técnico de Planejamento e Pesquisa (Prova 2)

Considere a matriz de payoff's de um jogo abaixo na qual a, b, c, d, e, f, g e h são valores reais. É correto afirmar que:

#Questão 335796 - Economia, Estruturas de Mercado, ESAF, 2004, IPEA, Técnico de Planejamento e Pesquisa (Prova 2)

O produto de um monopolista pode ser diferenciado de acordo com sua qualidade. Há dois grupos de consumidores para esse produto, sendo que cada consumidor irá comprar no máximo uma unidade do produto do monopolista. Os consumidores do tipo I apresentam uma função de utilidade com a forma na qual m é a quantidade de dinheiro disponível para a aquisição de outros bens que não o produto monopolista e x , é um índice que reflete a qualidade da unidade do produto do monopolista que foi adquirida por esse consumidor. A função de utilidade dos consumidores do tipo dois é  na qual . O custo de produzir uma unidade de produto constante e igual a x , sendo x o índice de qualidade da unidade produzida. Nessas condições, supondo-se que o monopolista procura maximizar seu lucro, pode-se afirmar que

#Questão 335798 - Economia, Estruturas de Mercado, ESAF, 2004, IPEA, Técnico de Planejamento e Pesquisa (Prova 2)

Uma indústria é formada por 20 oligopolistas idênticos com custos marginais constantes iguais a R$ 5,00. A demanda de mercado é dada por x=110−p (x = quantidade demandada e p = preço unitário). Sendo pc o preço no equilíbrio de Cournot e  a quantidade ofertada pela indústria nesse equilíbrio, temos:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis