Questões sobre ECONOMIA BRASILEIRA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre ECONOMIA BRASILEIRA

#Questão 754990 - Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, CESPE / CEBRASPE, 2018, Instituto Rio Branco (IRBr), Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata

A partir do fragmento de texto precedente, que enumera algumas funções de um banco central, julgue (C ou E) os itens a seguir, acerca das funções típicas dos bancos centrais e, em particular, do BCB.

A estabilidade, a eficiência e o desenvolvimento do sistema financeiro requerem esquemas de normas e procedimentos apropriados e a sua observância. Nesse caso, a supervisão das instituições financeiras cabe tanto ao BCB quanto a organismos independentes, podendo estes últimos exercer a fiscalização de forma exógena ao BCB, pautados em normas próprias de suas áreas de competência.

Ante as recentes oscilações do preço do dólar norte-americano, afetando as operações de importação e exportação de mercadorias, o Banco Central do Brasil interveio no mercado, oferecendo operações de troca da variação do dólar pela variação da taxa DI.

Nessa situação hipotética,

o alvo da preocupação do Banco Central é a volatilidade do dólar medida pela PTAX.

A respeito da legislação e dos conceitos sobre finanças, julgue os itens de 76 a 90. No âmbito do Sistema Brasileiro de Pagamentos (SBP), o Banco do Brasil, como instituição liquidante, recebe em depósito as disponibilidades de caixa da União (Conta Única do Tesouro).

Acerca do financiamento do déficit público brasileiro a partir da última década de 80 e da sua relação com a inflação e o crescimento econômico, julgue os itens subsequentes. No período que antecedeu a implantação do Plano Real, o resultado primário do setor público beneficiou-se de instrumentos temporários de contenção fiscal, como, por exemplo, as receitas de concessões de serviços públicos e o imposto provisório sobre movimentações financeiras.

Acerca do financiamento do déficit público brasileiro a partir da última década de 80 e da sua relação com a inflação e o crescimento econômico, julgue os itens subsequentes. A partir de 1995, como elemento de sustentação do Plano Real, a política fiscal do governo federal assumiu forte caráter contracionista, reduzindo gastos discricionários, notadamente os associados à rubrica outras despesas correntes e de capital do Tesouro Nacional, e às aposentadorias e pensões, por meio da concessão de reajustes em patamares inferiores ao da inflação do período.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis