Questões sobre A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação

A análise da economia brasileira é importante para compreender os fenômenos econômicos que caracterizam o país. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

Entre 1986 e 1994, a escalada da inflação junto com a estagnação econômica levaram o país a adotar diferentes planos de estabilização, que envolviam congelamentos dos preços e da taxa de câmbio. Porém, essas tentativas não lograram êxito em debelar a espiral inflacionária.

Acerca de matemática financeira da política econômica brasileira, julgue os itens seguintes.

Considere-se que houve enorme crescimento do deficit em conta corrente na segunda fase do Plano Real. Nesse caso, é correto concluir que, nesse período, o país conseguia absorver grande poupança externa, mas, por outro lado, criava uma elevada dependência de capitais externos.

Julgue os itens a seguir, acerca do processo inflacionário brasileiro no período 1985-1994.

O Plano Real, diferentemente dos planos de combate à inflação criados no período 1985-1994, que não dispunham de um elemento de sólido ajuste fiscal, teve como pontos importantes o corte de US$ 6 bilhões nos gastos públicos, uma exigência de maior severidade na cobrança de impostos e o equilíbrio dos relacionamentos financeiros com os governos estaduais.

A análise da economia interna ajuda a compreender os fenômenos econômicos brasileiros. Baseando-se nessa análise, julgue os itens de 94 a 101.

Mediante o controle rígido da taxa de câmbio, o ajuste de 1999, além de introduzir o sistema de metas de inflação, preservou também a âncora cambial como pilar no combate às pressões inflacionárias no pós-real.

Acerca da economia brasileira, julgue os itens que se seguem.

A deterioração do equilíbrio fiscal durante o Plano Cruzado deveu-se, em parte, à queda das receitas de senhoriagem e ao aumento dos gastos públicos sancionados por uma política monetária acomodatícia.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis