Questões de Economia do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Economia do ano 2009

Considere o texto a seguir: “Os planos econômicos aplicados na economia nacional, em sua maioria, foram heterodoxos. Pode-se citar, por exemplo, o Plano Cruzado, o primeiro deles, foi heterodoxo. As razões que levaram o governo a implantar o plano, por exemplo, foram: o regime militar, que governou o país desde 1963; o fim do período do milagre econômico, quando ficou evidente que a manutenção dos níveis de crescimento daquela época dependia cada vez mais de condições externas favoráveis e estas expectativas não se confirmaram; e a 1.ª crise do petróleo, em 1973, que trouxe aumento de custos, alta dos juros internacionais pela diminuição da disponibilidade de crédito e queima das reservas internacionais pela maior necessidade de pagamento das importações de petróleo. Depois, vieram os Planos Bresser, Verão, Collor e Real. Este último, com base no 'consenso de Washington', receitado pelo Fundo Monetário Internacional, a partir de 1990, visando promover o ajustamento macroeconômico de países em dificuldades, como era, no caso, a situação do Brasil.” Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as regras básicas do consenso.

I. Disciplina fiscal e reforma tributária.

II. Câmbio de mercado e juros de mercado.

III. Privatização das estatais e abertura comercial.

IV. Redução dos gastos privados e direito à propriedade intelectual.

Considere o texto a seguir: “Muitos bens intermediários podem passar pelo comércio atacadista antes de atingir a empresa que irá utilizálos na produção. Plástico, ferro e aço são exemplos desses bens. Entretanto, são os bens finais que mais freqüentemente passam pelo comércio atacadista e pelo comércio varejista antes de chegarem ao consumidor. No estudo de mercado, quando da elaboração de um projeto, os canais de comercialização geralmente são analisados sob determinados aspectos.” Em relação a esses aspectos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Práticas comerciais usuais.

II. Políticas de estoque adotadas.

III. Porte financeiro dos agentes envolvidos.

IV. Capacidade financeira dos agentes envolvidos.

V. Possibilidades de mudanças.

Em relação a funções das Autoridades Monetárias, assinale a alternativa que associa corretamente os números do primeiro bloco às letras do segundo bloco.

1. Banco Central do Brasil

2. Bancos Comerciais

3. Bancos de Investimentos

4. Bancos Múltiplos

A) Atuam como intermediários entre investidores e o mercado acionário.

B) Financiam as empresas e pessoas no curto e médio prazo.

C) Fazem com que sejam cumpridas todas as normas expedidas pelo Conselho Monetário Nacional, e todas as disposições que regulam o Sistema Financeiro Nacional.

D) Atuam no crédito imobiliário e no crédito de investimento.

#Questão 640210 - Economia, Inflação, AOCP, 2009, Desenbahia/BA, Analista de Desenvolvimento

A curva de Phillips expressava simplesmente uma curva de oferta agregada positivamente inclinada. Na realidade, tradicionalmente, uma curva de oferta relaciona o nível dos preços com a quantidade a ser oferecida. Seu idealizador, Phillips, relacionava não o nível, mas a taxa de crescimento dos preços (inflação) com a taxa de desemprego (o que corresponde a um certo emprego). Segundo ele, caso a taxa de desemprego fosse mais elevada, isto indicaria um maior excesso de oferta e conseqüentemente haveria uma pressão para que a taxa de crescimento dos salários nominais fosse mais baixa. Essa taxa menor corresponderia a uma taxa de inflação menor. À medida que a taxa de inflação fosse maior, os salários reais seriam menores, e conseqüentemente, de acordo com a teoria neoclássica, as firmas teriam incentivo a contratar mais mão-de-obra. Assim, haveria o chamado trade-off entre inflação e desemprego, no sentido de que quanto maior o desemprego menor seria a taxa de inflação, e quanto menor o desemprego maior seria essa taxa. A principal crítica na formulação original de Phillips era o(a)

Considere o texto a seguir: “O déficit orçamentário do governo corresponde ao gasto do governo menos a receita do governo, o que, por sua vez, é igual ao montante de novas dívidas nas quais o governo precisa incorrer para financiar suas operações. Alguns economistas acreditam que o déficit medido atualmente não é um bom indicador da situação da política fiscal. Para eles, o déficit orçamentário não mede com precisão o impacto da política fiscal na economia do momento presente, ou o ônus que está sendo transferido para as futuras gerações de contribuintes. Assim, há que discutir sobre problemas relacionados a medição usual do déficit público.” Assinale a alternativa que apresenta os problemas a serem discutidos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis