Questões de Economia do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Economia do ano 2008

A teoria do comportamento do consumidor constitui um dos pilares da análise microeconômica. Acerca desse tópico, julgue os itens a seguir.

A proibição da venda de bebidas alcoólicas nas rodovias federais, se efetivamente implementada, deslocará a curva de demanda de mercado dessas bebidas, para baixo e para a esquerda.

A teoria do comportamento do consumidor constitui um dos pilares da análise microeconômica. Acerca desse tópico, julgue os itens a seguir.

Supondo-se que, no mercado de TV a cabo, a elasticidade preço da demanda para o plano básico seja inferior à unidade, então, um aumento do preço desse pacote aumentará o gasto das famílias com esses serviços.

As empresas utilizam diferentes estratégias para enfrentar a acirrada concorrência nos mercados em que atuam. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

A rivalidade entre firmas tende a se acentuar quando a demanda pelos produtos por elas comercializados se expande rapidamente e quando os custos incorridos pelos consumidores na troca de uma marca por outra são elevados.

A teoria macroeconômica procura explicar o comportamento dos grandes agregados econômicos, abordando temas como inflação, desemprego, desequilíbrios externos e crescimento econômico. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue os próximos itens.

Em situação de desemprego, a relação salário-emprego se desloca para baixo, implicando, assim, que a contração da demanda agregada reduzirá, subseqüentemente, os salários.

A teoria macroeconômica procura explicar o comportamento dos grandes agregados econômicos, abordando temas como inflação, desemprego, desequilíbrios externos e crescimento econômico. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue os próximos itens.

A descoberta do campo de Tupi, com grandes reservas de petróleo e gás natural, desloca para a direita a curva de oferta agregada de longo prazo da economia brasileira, expandindo, assim, o seu produto potencial.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis