Questões de Economia do ano 2008

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Listagem de Questões de Economia do ano 2008

#Questão 338353 - Economia, Mercado Financeiro, CESPE / CEBRASPE, 2008, MCT, Analista em Ciência Júnior I (Z9)

Considerando a forma como o mercado financeiro influencia a economia dos países, julgue os itens a seguir.

A moeda escritural, embora criada por bancos comerciais privados, tem a mesma função da moeda legal, ou papel-moeda, do ponto de vista da oferta monetária.

#Questão 338479 - Economia, MICROECONOMIA, CESPE / CEBRASPE, 2008, MDIC, Analista de Comércio Exterior

A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um fundamento sólido à análise macroeconômica. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

Na demanda compensada de fatores, o fato de o efeito substituição cruzado ser simétrico decorre diretamente da aplicação do lema de Hotelling à função de lucros.

#Questão 338481 - Economia, MICROECONOMIA, CESPE / CEBRASPE, 2008, MDIC, Analista de Comércio Exterior

Ainda com foco na análise microeconômica, julgue os seguintes itens.

O fato de proprietários de imóveis segurados contra incêndios serem acusados, ocasionalmente, de atear fogo em seus imóveis é compatível com a existência de risco moral (moral hazard) no mercado de seguros contra esse tipo de sinistro.

#Questão 338483 - Economia, MICROECONOMIA, CESPE / CEBRASPE, 2008, MDIC, Analista de Comércio Exterior

Ainda com foco na análise microeconômica, julgue os seguintes itens.

De acordo com o modelo de seleção adversa, o preço das apólices de seguros de saúde deveria basear-se na incidência média de problemas de saúde referente ao grupo de potenciais compradores, em vez de levar em conta a incidência média desse tipo de problema no conjunto da população.

#Questão 338485 - Economia, MICROECONOMIA, CESPE / CEBRASPE, 2008, MDIC, Analista de Comércio Exterior

Ainda com foco na análise microeconômica, julgue os seguintes itens.

No Brasil, o fato de determinados colégios direcionarem o ensino para a aprovação dos alunos no vestibular das melhores universidades, mesmo comprometendo outros objetivos da educação desejados pelo governo, é compatível com a existência de contratos entre essas escolas e o governo que explicitamente respeitam o princípio da igual compensação.

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