Listagem de Questões sobre Geral
Dentre as competências da Justiça do Trabalho, encontrase a de julgar os dissídios individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores,
exceto aqueles envolvendo entes de direito público externo.
exceto aqueles envolvendo entidades da administração pública direta federal, estadual e municipal.
exceto aqueles envolvendo fundações públicas federais, estaduais e municipais.
inclusive aqueles envolvendo sociedades de economia mista, empresas públicas e autarquias federais, estaduais e municipais.
exceto aqueles envolvendo entes da administração pública direta estadual e municipal.
O Presidente da República encaminhou à Câmara dos Deputados projeto de lei criando novos cargos de juiz junto aos Tribunais Regionais do Trabalho. O projeto foi aprovado pelo Poder Legislativo e sancionado e promulgado pelo Presidente da República. Posteriormente, foi ajuizada, perante o Supremo Tribunal Federal, ação direta de inconstitucionalidade contra a lei criadora dos novos cargos de juiz. Considerando essa situação, é correto dizer que a ação deverá ser julgada
improcedente, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Supremo Tribunal Federal, vez que a iniciativa legislativa sobre a matéria é concorrente entre o Presidente da República e o Tribunal Superior do Trabalho.
procedente, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Supremo Tribunal Federal, vez que a iniciativa legislativa sobre a matéria cabe a este Tribunal.
procedente, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Supremo Tribunal Federal, vez que a iniciativa legislativa sobre a matéria cabe ao Tribunal Superior do Trabalho.
procedente, pelo voto da maioria simples dos membros do Supremo Tribunal Federal, vez que a iniciativa legislativa sobre a matéria cabe à Câmara dos Deputados.
improcedente, pelo voto da maioria simples dos membros do Supremo Tribunal Federal, vez que a iniciativa legislativa sobre a matéria cabe ao Presidente da República.
Os Territórios Federais
não foram recepcionados pela Constituição vigente, que estabeleceu prazo para sua transformação em Estados.
foram extintos, não estando mais previstos na Constituição vigente.
integram a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil e são dotados de autonomia.
são integrantes da organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, embora sem autonomia.
são previstos na Constituição como integrantes da União e, embora não existam atualmente, podem ser criados.
São brasileiros natos
os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto.
todos os nascidos no território da República Federativa do Brasil.
os nascidos no estrangeiro, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil, até a puberdade.
os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.
todos os nascidos no estrangeiro ou na República Federativa do Brasil, exigindo-se dos primeiros que ambos os pais sejam brasileiros.
Nas matérias cabíveis, em caso de relevância e urgência, o
Congresso Nacional poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las, de imediato, ao Presidente da República, para se manifestar no prazo de cinco dias.
Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las à Câmara dos Deputados no prazo de três dias.
Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las, de imediato, ao Congresso Nacional.
Congresso Nacional poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las, de imediato, ao Presidente da República.
Presidente da República poderá editar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las, ao Senado Federal no prazo de três dias.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}