Questões de Direito Civil do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Direito Civil do ano 2022

#Questão 986666 - Direito Civil, Contratos em Espécie, IESES, 2022, TJ-TO, Titular de Serviços de Notas e de Registros - Provimento

A doação é ato de liberalidade na qual o doador transmite ao donatário patrimônio. No entanto, a doação pode ser revogada por ingratidão, nos termos legais. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta: 

#Questão 986667 - Direito Civil, Direito das Obrigações, IESES, 2022, TJ-TO, Titular de Serviços de Notas e de Registros - Provimento

Em relação à obrigação de dar coisa certa, assinale que corresponde às regras gerais previstas no Código Civil sobre o assunto: 

#Questão 986668 - Direito Civil, Personalidade, Pessoa Natural e Capacidade, IESES, 2022, TJ-TO, Titular de Serviços de Notas e de Registros - Provimento

A morte põe fim à personalidade da pessoa natural, podendo ser presumida legalmente nas situações em que o indivíduo desaparece, sem deixar notícias. Considerando isso, leia as assertivas:


I. A morte presumida independe de decretação de ausência quando for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida.

II. Em estando ausente a pessoa sem deixar procurador ou representante, é possível requerer a sucessão provisória dos seus bens após um ano da sua arrecadação judicial.

III. Caso o ausente tenha deixado procurador ou representante, é possível requerer a sucessão provisória após três anos, requerendo a declaração de ausência e abrindo provisoriamente a sucessão.

IV. Na sucessão provisória, os frutos e rendimentos dos bens pertencerão integralmente aos sucessores do ausente, sejam eles herdeiros necessários ou não.


Com base nas assertivas acima, assinale a alternativa correta: 

#Questão 986670 - Direito Civil, Direito de Família, FGV, 2022, TCE-TO, Auditor de Controle Externo - Direito

Astolfo e Maria casaram-se sob o regime da comunhão parcial de bens. Na constância do casamento, Astolfo ganhou um barco em um sorteio no clube e recebeu um sítio de presente de seu pai; Maria recebeu um apartamento por herança de sua mãe e comprou uma casa.
Na hipótese de divórcio, serão considerados bens comuns somente:

#Questão 986671 - Direito Civil, Direito das Coisas / Direitos Reais, FGV, 2022, TCE-TO, Auditor de Controle Externo - Direito

Marcelo adquiriu há mais de três anos uma casa de veraneio no campo. Entretanto, nunca ocupou ou exerceu quaisquer atos de posse sobre o bem. Até o momento, todavia, ninguém mais veio a apossar-se do bem, estando ainda desocupado.
Caso a conduta de Marcelo venha a ser considerada abandono do bem, ele poderá ser arrecadado pelo(a): 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis