Questões de Direito Administrativo do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Direito Administrativo do ano 2016

#Questão 649199 - Direito Administrativo, Servidores Públicos, VUNESP, 2016, TJSP/SP, Titular de Serviços Notariais e de Registro

O servidor público da Administração direta, autárquica e fundacional investido no mandato de Vereador

Assinale a opção correta a respeito de servidor público, agente público, empregado público e das normas do regime estatutário e legislação correlata.

A vacância do cargo público decorrerá de

Entre as modalidades de delegação da prestação do serviço público, pode-se citar a

#Questão 649264 - Direito Administrativo, Serviço Público, FGV, 2016, MPE/RJ, Analista do Ministério Público

Sociedade empresária concessionária do serviço público estadual de transporte intermunicipal coletivo de passageiros deseja, com base no contrato administrativo, reajustar o valor da tarifa, alegando que está defasado em razão dos atuais custos do serviço. O poder concedente, pressionado por manifestações populares, não autorizou o aumento pretendido, argumentando que os serviços devem ser remunerados a preços razoáveis, levando em consideração o poder aquisitivo do usuário para que, por dificuldades financeiras, não seja ele alijado do universo de beneficiários do serviço. Assim, a concessionária ajuizou ação judicial pretendendo obter autorização para o reajuste das tarifas pagas pelos usuários. Instado a se manifestar, o Ministério Público deverá emitir parecer analisando as peculiaridades do caso concreto e levando em conta a harmonização entre os seguintes princípios acima alegados, respectivamente, pelo concessionário e poder concedente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis