Questões de Design Gráfico da FEPESE

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Listagem de Questões de Design Gráfico da FEPESE

A produção de material impresso (cartazes, anúncios, livros e outros) teve uma grande importância no design gráfico que foi impulsionada durante a revolução industrial e que recebeu a influência de diversos movimentos artísticos no século XX. Segundo Meggs e Purvis (2010): “A evolução do design gráfico do século XX está intimamente ligada à pintura, poesia e arquitetura modernas”.
Relacione as colunas abaixo com relação ao texto.

Coluna 1 Movimento Artístico
1. Futurismo
2. Construtivismo
3. Expressionismo
4. De Stijl (neoplasticismo)
Coluna 2 Características
( ) Cor, desenho e proporção frequentemente exagerados e distorcidos. Conteúdo simbólico muito importante. Linha e cor exageradas, contrastes de cor e valor tonal intensificados.
( ) Cartaz como veículo de comunicação para a nova sociedade comunista. Aplicação dos conceitos de forma e espaço da pintura moderna ao design aplicado. Estruturas compositivas sobre um eixo diagonal dinâmico, com balanceamento assimétrico de elementos, uso frequente de cores como o vermelho e do preto.
( ) Estilo geométrico abstrato, buscando leis universais de equilíbrio e harmonia. Vocabulário formal reduzido ao uso das cores primárias (vermelho, amarelo e azul) com cores neutras (preto, cinza e branco); linhas retas horizontais e verticais, planos chapados limitados a retângulos e quadrados.
( ) Expressa entusiasmo pela guerra, a máquina, a velocidade e a vida moderna. Rejeição à harmonia; uso de três ou quarto cores de tinta e vinte tipos diferentes numa página: itálicos para impressões rápidas, negritos para ruídos e sons violentos que poderiam redobrar a força expressiva das palavras.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Rafael Cardoso Denis (2000): delinea a natureza da atividade do design e suas origens. “A principal dificuldade para aplicar um modelo tradicional que define o design como a elaboração de projetos para a produção em série de objetos por meios mecânicos reside no fato de que a transição para esse tipo de fabricação não ocorreu de forma simples ou uniforme.”
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.

1. Na Europa do século XV, a imprensa de tipos móveis desenvolvera objetos fabricados serialmente com meios mecânicos, com etapas distintas de projeto e execução e ainda uma padronização perfeita do produto final.
2. O design surgiu na Bauhaus, no início do século XX. O design é o resultado de uma fusão entre belas artes e artesanato, preconizada pelos movimentos reformistas do final do século XIX, visando soluções para a produção de artefatos em massa pela indústria. A Bauhaus foi capaz de tirar proveito do contexto progressista da república de Weimar para produzir artefatos, concebidos em suas diferentes oficinas, em escala industrial e com qualidade artística.
3. O designer como profissional liberal é o resultado de um longo processo no qual suas origens operárias vão se separando da indústria produtiva, ele vai se tornando habilitado a produzir projetos de maneira genérica numa organização que vai surgir com as primeiras escolas do século XIX e que vai ganhando institucionalização de campo ao longo do século XX.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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