Questões de Design Gráfico da FEPESE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Design Gráfico da FEPESE

Henri Cartier-Bresson dizia que o ato de fotografar é “colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração”. Nesse sentido, o olhar do fotógrafo e sua intenção é primordial para fazer imagens autênticas que outras pessoas não percebem. São formas de produzir esse caráter único saber interpretar a luz e de saber trabalhar com iluminação natural e artificial. Para tanto há várias técnicas e equipamentos voltados para esse fim.
Relacione os equipamentos abaixo com seus respectivos nomes correntes no meio fotográfico.

Coluna 1 Nomes
1. Bandoor
2. Fresnel
3. Hazy-light
4. Refletor
Coluna 2 Equipamentos

Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

“Em pouco tempo, as câmera digitais mudaram radicalmente a maneira de trabalhar de muitos fotógrafos. Os resultados instantâneos e os baixos custos são vantajosos para muitos usuários. Entretanto a revolução digital não para na aquisição da imagem”, afirma Hedgecoe (2006, p. 370).
Analise as afirmativas abaixo sobre a fotografia digital.

1. A fotografia digital propiciou uma revolução na forma e na velocidade de como as notícias passaram a ser veiculadas na imprensa.
2. Os negativos digitais ou arquivos crus, normalmente chamados de Raw, permitem a geração de imagens com diferentes tratamentos sem alterar o arquivo original.
3. O uso da técnica HDR (High Dynamic Range) permite a captura de detalhes de elementos mais claros e mais escuros ao se fazer uma fotografia.
4. Os metadados de uma fotografia digital podem conter informações do modelo da câmera, distância focal, velocidade de obturação, abertura do diafragma, data, hora, nome do proprietário, etc.
5. Existe um mesmo padrão para a extensão dos arquivos Raw, independente do modelo da câmera fotográfica e de qual empresa é sua fabricante.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Sobre a história da fotografia, Cesar e Piovan (2007) falam que “tudo começou com uma Câmara Escura. Foi no século V a.C. que seu princípio óptico foi conferido ao chinês Mo Tzu por alguns historiadores. Também falam de Aristóteles, filósofo grego, como sendo o responsável pelos primeiros comentários da Câmara Escura.”

A fotografia era chamada de ............................ em seus primórdios. Segundo esses mesmos autores, foi na ........................., por volta de 1826, que foi feita a primeira fotografia por ação direta da luz. Dois entusiastas muito conhecidos desse período foram Niépce e Daguerre. Através de suas técnicas, Niépce fez as primeiras fotografias ........................... de que se tem notícia, produzindo imagens únicas. Daguerre, pintor e desenhista de cenários de teatro, associou-se a Niépce em 1829 e, por acaso, descobriu em 1835 “um agente revelador que, exposto em uma chapa revestida com prata e sensibilizada com iodeto de prata, trouxe à luz uma imagem”, técnica que ajudou a popularizar a fotografia na Europa e nos Estados Unidos através do ..............................

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Sobre objetivas e diafragma, Hedgecoe (2006, p. 77) aponta que “a escolha de gama de aberturas disponíveis depende da objetiva que você esteja usando – algumas têm aberturas maiores do que outras, ao passo que há aquelas com aberturas especialmente pequenas. O tamanho da abertura em números/f, ou pontos, que correspondem a frações da distância focal da objetiva”. Quanto à profundidade de campo, de acordo com Hedgecoe (2006, p. 86), ela “serve para disfarçar ou suavizar os motivos no quadro, ou fazer uma fotografia parecer tão nítida de que se torne viva. […] Uma objetiva pode focalizar com precisão somente uma distância por vez. Para ficar completamente nítida, a imagem precisa registrar pontos de luz que se refletem como pontos de luz no filme (ou sensor digital).” Longe desse plano de foco, mais a imagem tende a ficar desfocada.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.

1. O tamanho da abertura do diafragma é um dos fatores mais importantes no controle da profundidade de campo.
2. Uma abertura menor do diafragma sempre faz com que a profundidade de campo diminua.
3. Para um mesmo fator de abertura, f/8, uma objetiva grande-angular, com distância focal de 12 mm, tende a ter uma maior profundidade de campo se comparada a uma teleobjetiva, com 200 mm de distância focal.
4. Para uma objetiva de 50 mm, com abertura f/5.6, quanto mais próximo estiver o objeto em foco, menor tende a ser a profundidade de campo.
5. Um valor de f/32 permite a passagem de uma maior quantidade de luz se comparado ao valor f/11.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise o texto abaixo:

O Arts&crafts foi um movimento de origem (1) na segunda metade do século XIX que se desenvolveu entre organizações e oficinas que produziam de maneira (2) , reagindo às práticas predominantes do capitalismo industrial daquele período que resultavam em produtos de má qualidade.
Segundo Denis (2000), o designer e escritor William Morris, precursor do movimento, acreditava na modificação da (3) , inspirado na filosofia de reformismo social do crítico de arte e escritor John Ruskin. Para Morris, a melhoria na qualidade dos produtos era o resultado da (4) do projeto e execução assim como do bem-estar do trabalhador. Morris desenvolveu suas empresas no conceito das guildas medievais em que os artesãos concebiam (5) a obra: objetos domésticos, tapeçaria, vitrais, tecidos de decoração, forros, ladrilhos e papel de parede fizeram parte da produção. (DEMPSEY, 2010).

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis