Questões de Design Gráfico do ano 2022

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Listagem de Questões de Design Gráfico do ano 2022

“Embora tenha sua origem na linguística, o estudo das dimensões semióticas da linguagem pode, por analogias, ser aplicado ao campo do design. (…) e pode ser utilizado como uma técnica complementar à técnica de análise de conteúdo, uma vez que nos debruçamos sobre um conjunto de mensagens (compostas por signos não verbais) para compreendê-las.” (MATTOS; BRAIDA; NOJIMA, 2016)
Relacione as imagens da coluna 1 com suas respectivas descrições na coluna 2, considerando a teoria semiótica peirceana.

Coluna 1 Imagens
Imagem associada para resolução da questão

Coluna 2 Descrição

( ) Ícone é assemelhado ao objeto, existe sem a necessidade direta.
( ) Símbolo é um signo que existe através de uma regra, convencional ou não.
( ) Índice é um signo que se aproxima através de alguma ligação com a existência.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise o texto abaixo:
“O .............................. coloca-se como uma tendência em ............................, decorrente da evolução do ............................. e dos sistemas de identidade visuais corporativos.
A ................................... passa a ser encarada como um ente vivo, que nasce, cresce, se desenvolve e amadurece, podendo se renovar e perdurar por gerações. Assim como as pessoas, as marcas têm um passado, um presente e um futuro; constroem relacionamentos; e possuem uma ................................ própria. Nesse cenário, o designer tornou-se um agente estratégico na construção desta identidade, em alinhamento com os profissionais de marketing.” (CAMEIRA, 2013)

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. 

“Em geral, criar uma identidade visual significa desenvolver um conjunto de elementos gráficos para que estes construam visualmente a personalidade de um nome, ideia, produto ou serviço.” (DIAS, 2006)
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.

1. Para o design, de uma forma geral, qualquer coisa possui uma identidade visual.
2. Identidade é aquilo que singulariza visualmente um dado objeto; o que o diferencia dos demais por seus elementos visuais.
3. Uma identidade visual reúne toda a referência visual que leva a identificar uma empresa ou produto vinculando-os em suas diversas variações.
4. Um Sistema de Identidade Visual reúne as informações visuais de uma organização, empresa ou produto e serve como orientação para padronizar e estabelecer a consolidação de uma marca.
5. Fazem parte de um Sistema de Identidade Visual os logotipos, os símbolos, as cores, os tipos, as disposições e os arranjos gráficos de uma marca.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Bruno Munari (1907-1998), artista e designer italiano, contribuiu com fundamentos em muitos campos das artes visuais, além de outros tipos de arte como literatura, poesia e didática. Em sua obra ‘Das coisas nascem coisas’ (1983) ele relembra o método cartesiano e, entre outras coisas, afirma que o designer não deve sair atrás de uma solução geral que resolva rapidamente o problema.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), tendo em conta o método projetual de design.

( ) O designer deve olhar atentamente para o problema proposto pelo cliente, antes de dar início ao processo de geração de soluções de projeto.
( ) Os dados fornecidos pelo cliente são mais que suficientes para o desenvolvimento do projeto.
( ) Cabe ao cliente fornecer um briefing detalhado e, quando bem elaborado, torna desnecessária a atuação do designer na definição dos limites do problema do projeto.
( ) Se os limites do problema não são bem estabelecidos, o problema pode vir a tornar-se um não problema por não apresentar viabilidade de solução.
( ) O briefing para design conta não apenas com as informações gerais, mas também com outras referentes à identidade visual do cliente.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

“O significado de marca inserida no contexto cultural vai além de um simples nome ou algumas amostras de sua comunicação. É resultado de pesquisas em profundidade das versões de realidade no contexto cultural. Em um paradigma que investe cada vez mais no simbólico como moeda mercantil, a marca revela facetas diferenciais nos produtos. Ultrapassou-se a funcionalidade, a pura experimentação. Ao consumir marca vivenciamos trocas simbólicas através da cultura material, onde consumir torna-se cada vez mais etéreo.” (CAMPOS; DIAS; PERASSI, 2018)
Analise as afirmativas abaixo com relação às funções da marca gráfica.

1. A função da marca também se transformou, não bastando mais apenas a função de diferenciar a origem de um produto do seu concorrente.
2. A marca vai além de ser um sinal de identidade de um produto, pois deve significar algo a mais de uma empresa ou organização.
3. A marca deve comunicar de modo eficaz uma mensagem que represente com clareza e fidelidade os valores, a visão e a missão da companhia.
4. Servir como guia para todas as ações de marketing e publicidade é a única razão pela qual uma organização deve adotar uma marca.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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