Listagem de Questões sobre Geral
Analise as afirmativas que se seguem: I. Os formatos tecnológicos mais utilizados hoje nas fontes digitais para design gráfico são o Adobe Post-script e o True Type, ambos relativos a fontes vetoriais. II. A diferença entre traking e kerning é que o primeiro é um controle que se refere ao espaço médio aplicado na composição entre os caracteres, enquanto o segundo é um ajuste fino entre determinados caracteres, para compensação ótica. III. Em arquivos de layout destinados a fotolitagem, não é recomendável o uso simultâneo de fontes vetoriais que utilizem padrões tecnológicos diferentes. Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas a afirmativa III estiver correta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Analise as afirmativas que se seguem, todas relativas ao sistema de grade (ou malha, ou "grid"): I. Trata-se de uma ferramenta projetual que agiliza a projetação de layouts para impressos paginados e pode assegurar a unidade formal concomitantemente à pluralidade de soluções aplicadas às páginas. II. Trata-se de um recurso técnico que pode garantir a harmonia, o equilíbrio e a unidade da solução de layout, sendo seu uso essencial para qualquer projeto que busque a eficiência comunicacional aliada à coerência formal. III. Trata-se de um recurso herdado ainda da estética clássica, especialmente da pintura e da arquitetura renascentistas, adequado para impressos com layouts que busquem sobriedade e rápida comunicação, estando hoje praticamente em desuso, exceto em projetos de design informacional. Assinale:
se apenas a afirmativa II estiver correta.
se todas as alternativas estiverem corretas.
Em Layout: o design da página impressa, o Art Nouveau é caracterizado pelo autor como um prelúdio à emergência do design gráfico, não sendo incluído nesse campo em sua periodização. A principal argumentação utilizada para sua qualificação como "prelúdio" - e que é comum em outras obras que tratam desse período sob o ponto de vista do design - é a de que:
a maioria dos impressos projetados pelos adeptos do movimento era reproduzida por litografia, um processo que, por seu aspecto artesanal, invalida tais produções como efetivamente pertencentes à esfera do design gráfico.
os projetos típicos do período possuem pontos em comum com o campo do design gráfico – inclusive no que concerne ao uso de ornamentos, mesmo que de forma excessiva –, mas sua produção se caracterizava por processos de impressão artesanais.
a maior parte dos adeptos do Art Nouveau era composta por artistas, o que caracteriza tal produção como mais pertencente à esfera da arte do que ao campo do design gráfico – e isso se reflete no próprio layout dos impressos do período.
tais projetos não se ajustam aos quatro aspectos que caracterizam o design gráfico, conforme estabelecidos em outra obra que consta na bibliografia sugerida neste concurso.
ainda que o autor ressalve que a decoração é uma influência persistente na comunicação visual, o decorativismo – ou seja, o privilégio dado aos elementos ornamentais e seu excesso nos layouts – não se coaduna com o design gráfico, argumento que evidencia a influência do paradigma funcionalista no enfoque adotado no texto.
O comando "Importar" é o principal método de importação de elementos para um documento gerado pelo PageMaker. Quando esse programa importa um texto ou elemento gráfico, é estabelecido um vínculo com o arquivo de origem; esse vínculo possibilita atualizar a versão do documento que está na publicação e minimizar o seu tamanho, permitindo o armazenamento de um elemento gráfico importado fora da publicação. As exceções são os arquivos em formato:
JPEG;
TIFF;
PDF;
HTML;
DOC.
Operadores mais experientes conseguem converter imagens coloridas em imagens em preto e branco com o ajuste do matiz, da saturação e da luminosidade, utilizando o comando "Imagem > Ajustes > Matiz/Saturação". Embora esse comando possa gerar uma imagem em preto e branco, as informações de cores não são perdidas. A outra opção para se realizar a conversão de imagens coloridas para preto e branco é:
Imagem > Ajustes > Corresponder Cor;
Imagem > Modo > Cores Indexadas;
Imagem > Ajustes > Cor Automática;
Imagem > Modo > Bitmap;
Imagem > Modo > Tons de Cinza.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}