Listagem de Questões sobre Geral
Segundo o livro O que é [e o que nunca foi] design gráfico, um comprovante de compra por cartão de débito, impresso eletronicamente em maquineta própria a partir do registro da senha do cliente, não pode ser classificado como tendo sido projetado no campo do design gráfico porque:
não se configura sequer num projeto, já que seus aspectos simbólicos o invalidam como tal.
seus aspectos funcionais diferem daqueles do design gráfico, já que se trata de um simples comprovante emitido eletronicamente, sem o uso de elementos visuais não-textuais.
não se ajusta aos aspectos formais que caracterizam o design gráfico, visto que sua saída é eletrônica e individualizada para cada cliente.
nos aspectos metodológicos, estaria mais adequado aos campos da engenharia eletrônica ou da computação, e seus aspectos simbólicos não estão priorizados na projetação.
os aspectos simbólico-objetivos se contrapõem aos aspectos funcionais do impresso, que se caracteriza por aspectos formais diversos daqueles que caracterizam o design gráfico.
O livro Ergonomia do objeto estabelece alguns princípios projetuais para a elaboração de impressos, como folhetos, jornais, cartazes e livros. Tais princípios:
são fundamentais para a viabilidade da comunicação e não devem ser ignorados caso seja este o objetivo do projeto.
não são adequados ao exercício do design gráfico, visto que os fatores ergonômicos são prioritários no design informacional, mas não devem ser considerados em impressos voltados para sua veiculação em mídia.
são critérios ergonômicos cuja adoção deve ser avaliada de acordo com a situação de projeto e o público a ser atingido.
constituem a base inicial da metodologia de projeto, fazendo com que o desrespeito a tais princípios ergonômicos gere projetos inadequados.
pertencem a paradigmas hoje considerados ultrapassados e ineficientes para a produção de impressos no âmbito do design gráfico, dada a hiperextensão mediática e o papel das subculturas identitárias.
"Programa gráfico (software) destinado prioritariamente à construção de gráficos vetoriais, admite a importação de arquivos do tipo bitmaps em seus documentos, além de possuir alguns recursos para editoração de textos". O nome comercial do programa que melhor atende à descrição acima é:
PageMaker;
CorelVentura;
CorelDraw;
Photoshop;
DreamWeaver.
"Programa gráfico (software) destinado prioritariamente à edição de textos e composição de material com um maior volume de páginas, suas ferramentas de trabalho atendem às principais necessidades de trabalhos para a área editorial". O nome comercial do programa que melhor atende à descrição acima é:
DreamWeaver;
FreeHand;
Photoshop.
Julgue o seguinte item com relação à imagem acima, de Henri Cartier-Bresson (1908-2004), um dos mais importantes fotógrafos do século XX e considerado por muitos o pai do fotojornalismo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}