Listagem de Questões sobre Geral
As madeiras industrializadas, tais como: compensados, MDF (Medium Density fiberbord), aglomerados entre outras, são oferecidas ao mercado sobre a forma de placas padronizadas (algumas, inclusive, com acabamento superficial). Esta característica alterou, significativamente, os processos produtivos, tanto para execução de produtos seriais quanto para realização de modelos experimentais. A seqüência produtiva para execução de produtos, utilizando este tipo de matéria-prima, é:
serra circular/esquadrejadeira / coladeira de bordas / furadeira (múltipla) / tupia acabamento / montagem.
serra de fita / serra circular / desempenadeira / tupia / respigadeira / furadeira (múltipla) / lixadeira / acabamento / montagem
serra de fita / esquadejadeira / tupia //furadeira (múltipla) / respigadeira coladeira de bordas / acabamento / montagem.
serra de fita / serra circular / desempenadeira / desengrossadeira / tupia furadeira / lixadeira / acabamento / montagem.
serra circular / desengrossadeira / tupia/respigadeira / furadeira / lixadeira acabamento / montagem.
O grupo tecnológico de soldagem que é empregado para ocasionar a união de peças metálicas sem submetê-las à fusão das bordas evidencia
soldas autógenas, pois permitem união extremamente forte e rígida. Esta tecnologia consiste na união das partes mediante arco-elétrico e deposição de material para enchimento. Como exemplo, temos: as soldas por eletrodo revestido, a solda a arco-submerso e as soldas a gás inerte.
técnicas de soldagem, que adotam o princípio do arcovoltaico sobre pressão. Esta tecnologia utiliza a corrente elétrica associada à pressão sob determinado local das partes, a fim de ocasionar sua união. Como exemplos destes processos indicam-se as soldas por pontos, solda por costura e a brasagem.
soldagens especiais, pois permitem a adoção de tecnologias autógenas para unir peças metálicas, sem haver a necessidade de material de enchimento. Entre essas técnicas, destacam-se o ultra-som, a eletrônica, o laser que atuam na micro-estrutura do material, a fim de possibilitar a união entre as partes.
soldas a gás. Esta tecnologia adota o princípio de combustão de gases visando à união entre as partes e deposição de metal de enchimento. Entre os processos mais utilizados, estão as soldas que empregam o oxigênio e o acetileno (oxiacetilênica) ou o oxigênio e o hidrogênio (oxídrica) devido ao alto calor gerado pela combustão desses gases.
Objetos feitos em resina pura são frágeis e quebradiços. Entretanto, quando incorporados a cargas ou fibras, exibem características mecânicas muito acima do seu limite de ruptura. Entre esses materiais de reforço se encontram as fibras de vidro. Logo, as fibras de vidro são apresentadas no mercado e qual o tipo indicado para laminação manual (hand-up) de peças curvas e resistentes à flexão?
São apresentadas sob as formas de massa, mantas e tecidos pré-impregnados que conferem às laminações regularidade na espessura, mistura homogênea (resina e fibras), leveza à peça, e resistência mecânica multiaxial.
São apresentadas sob as formas de materiais compósitos (resina, aditivos e fibras) ou fibras puras (maços ou bobinas) que, posteriormente, serão impregnadas de resinas para a obtenção de laminas conformadas. Para processos de laminação manual, indica-se o uso de fibras puras sob a forma de roving, pois apresentam custos mais baixos de processamento.
São apresentadas sob as formas de fibras picotadas, roving (rolos de maço de fibras), mantas e tecidos. Para a laminação manual (hand-up) de peças curvas e resistentes à flexão, indica-se a utilização de tecidos, pois confere ao laminado maior resistência direcional, além de facilitar à moldagem curvas mantendo resistência quadriaxial à flexão.
São apresentadas de diversas maneiras que vão desde fibras picotadas, mantas puras ou pré-impregnadas, tecidos monosdirecionais ou multi-direcionais que se destinam a variadas técnicas e aplicabilidades. Para laminações manuais, aconselha-se o uso de fibras sem pré-impregnação, pois possibilitam conformações com relativa resistência mecânica.
A fresadora universal é considerada uma máquina-operatriz extremamente dinâmica porque
a fresadora é capaz de realizar várias operações, de modo distinto, utilizando poucos recursos técnicos. Para aumentar as possibilidades de conformação é necessário o uso de fresas especiais e de acessórios.
desempenha operações com rapidez e precisão, em decorrência de uma série de ferramentas (fresas) existentes. Além dessas características, as fresadoras são máquinas capazes de realizarem tarefas, similares a outras máquinas, tais como: plaina-limadora, retifica e até mesmo o torno.
possui a ajustes do eixo árvore (motriz) em relação à mesa de trabalho, deste modo é possível a realização de diversas operações de desbaste e corte, de acordo com o tipo de fresa utilizada.
existem vários tipos de fresadora, o que aumenta o desempenho operacional desta máquina operatriz. A mais comum é a fresadora universal, porém existe a fresadora copiadora, a pantográfica, de barramento e por CNC (central de usinagem).
apresenta uma série de movimentos que, conjugados, permite a execução de peças com diversas geometrias. Além disso, existem no mercado, várias fresas e acessórios que aumentam as possibilidades de conformação por usinagem.
A utilização de sistema CAD/CAM, integrado às máquinas operatrizes equipadas com Controladores Numéricos Computacionais – CNC – tem contribuído, consideravelmente, com a dinâmica dos processos de usinagem em diversas situações técnicas. Quanto aos sistemas CNC e suas principais vantagens em relação à usinagem convencional devemos considerar que o(s)
sistemas CNC permitem ações (controle) simultâneas de 02 a 05 eixos, através de uma lista de movimentos escrita sob código específico (G) em linguagem ISO, por meio de programação de sub-rotinas. Suas principais vantagens são: aumento do desempenho geral dos equipamentos, flexibilidade produtiva e redução do custo total de usinagem.
CNC é um sistema complementar ao sistema CAM que possibilita a realização de rotinas de usinagem em tempo real, através da utilização de uma seqüência de códigos trigonométricos: Suas principais vantagens são: simulação e correção dimensional, análise e determinação de ciclos de usinagem e redução de erros de projeto.
sistemas CNC correspondem a um programa que permite a interação do projeto com a manufatura de modo paralelo, por meio de informações bidimensionais. Entre as principais vantagens dos sistemas CNC destacam-se: a facilidade de dimensionamento de objetos, simplicidade de desenvolvimento de geometria complexas e redução de comandos para usinagem.
controladores numéricos formam um sistema integrado de comandos que permite a conversão de dados, tais como: distâncias, ângulos, temperaturas, concentrações, etc. em códigos passíveis de serem transformados em objetos físicos. As principais vantagens são: análise e elaboração de geometrias, modelagem de produtos e redução de erro nas rotinas de trabalho.
controlador número comanda as ações de uma ou mais máquinas por interpretação automática de instruções, por meio de programação de atividades e rotinas baseada em pontos nas coordenadas X, Y e Z. Suas principais vantagens são: reduzir o tempo de manufatura, aumentar a precisão peças usinadas e minimizar os erros de programação.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}