Listagem de Questões sobre Geral
Para garantir a reconstrução mental da tridimensionalidade de um objeto em algumas mensagens gráficas, a estética informacional aplica princípios de projeção sobre planos bidimensionais. Segundo as regras de projeção visual, a projeção ortográfica, ou vista ortogonal, pode ser definida como:
O método de representar a forma exata de um objeto por meio de duas ou mais projeções do objeto sobre planos que, em geral, estão em ângulo reto entre si baixando-se perpendiculares do objeto ao plano.
O modelo tridimensional de representação dos objetos. O ponto estacionário está no infinito, tornando os raios visuais paralelos um ao outro. Os raios são perpendiculares ao quadro.
O método de representar o objeto por meio de perspectivas. O suporte do desenho é bidimensional e as linhas de fugas são paralelas à linha do horizonte. As cotas devem acompanhar o desenho.
A representação tridimensional de objetos em suporte de papel ou computador. Devem possuir traçado distinto, clareza da forma, e as cotas devem acompanhar o desenho.
O modelo de representação dos objetos por perspectiva com pontos de fuga. O traçado deve ser claro e rigoroso. As cotas, bem como os textos, devem aparecer em negrito e com ângulos retos.
Você acaba de concluir o projeto gráfico de panfletos sobre as regras de funcionamento do SENAC para distribuição interna, e que serão impressos em uma gráfica rápida. Na preparação e fechamento de arquivo para arte-final a ser impresso em policromia o único formato de arquivo abaixo não recomendável é
.PDF
.CDR
.DOT
.PSD
.AI
Para um designer gráfico o suporte mais comum é o papel. Partindo dessa afirmação podemos dizer sobre seu uso comum no contexto profissional que:
os artistas pintavam designs de pôsters, que eram transferidos à mão para a superfície plana das pedras litográficas – uma para cada cor, chegando-se às vezes a utilizar quinze delas.
o desenho com “traços-chaves” de Chéret – que ele passara a imprimir em azul, em vez de preto – estabelecia o design do pôster e era transferido para as pedras litográficas como uma espécie de guia para cada cor.
o uso da metáfora visual, em que um objeto é identificado como uma ideia, era muito comum nas charges políticas, e que deram origem às histórias em quadrinhos.
nos pôsteres seu uso era mais raro, mas foi muito bem empregado num dos designs mais influentes e de maior impacto. O desenho com “traços-chaves” de Chéret – que ele passara a imprimir em azul, em vez de preto – estabelecia o design do pôster.
a folha avulsa, impressa apenas de um lado, pode ser um pôster ou uma carta. Quando é dobrada uma vez, torna-se um folheto; múltiplas folhas dobradas e aparadas formam uma revista ou livro.
Um desenho feito à mão foi digitalizado para editoração, no intuito de melhor acabamento das curvas do desenho. A digitalização é comumente gravada em um arquivo bitmapeado, para posterior conversão vetorial da imagem. Das alternativas abaixo, qual conversão de arquivos é impossível para a digitalização executada acima:
de HTM para PDF
de BMP para CDR
de JPG para WMF
de GIF para AI
de TIF para DWG
Identifique qual método de impressão comercial está sendo representado na gravura abaixo e assinale a única alternativa correta que o descreve:
Impressão em Metalografia.
Impressão em Offset.
Impressão em Fotocomposição.
Impressão em Calcogravura.
Impressão em Água-forte.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}