Questões de Criminalística da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Criminalística da CESPE / CEBRASPE

#Questão 979580 - Criminalística, , CESPE / CEBRASPE, 2022, PC-PB, Perito Oficial Criminal - Área Geral

    Peritos da Polícia Civil realizaram a reprodução simulada do crime que terminou com a morte de Fabiano, de 25 anos de idade, após briga durante a madrugada de sábado em uma boate em João Pessoa-PB. O indiciado por ter cometido o crime afirmou que agiu em legítima defesa depois de ter sido agredido pela vítima. No entanto, testemunhas informaram que a vítima havia sido covardemente agredida até cair desacordada e falecer no local.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta, acerca de reprodução simulada. 

#Questão 979581 - Criminalística, , CESPE / CEBRASPE, 2022, PC-PB, Perito Oficial Criminal - Área Geral

     Ao realizar exame perinecroscópico em um cadáver em local de homicídio, o perito constatou uma ferida produzida por projétil expelido por arma de fogo, O corpo do cadáver apresentava um orifício (O1) na região abdominal e um orifício (O2) nas costas. O orifício O1 tinha bordas evertidas e formato irregular. O orifício O2 tinha bordas invertidas, formato elíptico e era circundado por diversas incrustações na pele, formando ferimentos puntiformes resistentes a limpeza.
Considerando essa situação hipotética bem como a descrição e interpretação dos vestígios apresentada pelo perito criminal, assinale a opção correta. 

#Questão 979582 - Criminalística, , CESPE / CEBRASPE, 2022, PC-PB, Perito Oficial Químico-Legal - Área: Geral

Imagem associada para resolução da questão   

     A tabela precedente apresenta os perfis genéticos de duas amostras de referência (ref 1 e ref 2) de dois suspeitos de furto e arrombamento a uma agência bancária. As amostras questionadas (quest 1 e quest 2) foram obtidas do bocal de duas garrafas de água mineral coletadas na cena de crime.
A partir dessas informações e dos dados da tabela, é correto afirmar que

#Questão 979583 - Criminalística, , CESPE / CEBRASPE, 2022, PC-PB, Perito Oficial Químico-Legal - Área: Geral

    Vinte e cinco de janeiro de 2019. Uma das barragens da mina do Córrego do Feijão da mineradora Vale rompe-se em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, MG. Esse fato pode vir a configurar a pior tragédia humana provocada por rompimento de barragem de minério das últimas três décadas. Em situações como essa, muitas vezes as equipes de resgate às vítimas encontram corpos em situações de difícil reconhecimento. Em meio ao sofrimento das famílias causado pela incerteza do paradeiro de seus entes queridos, a busca por respostas torna-se urgente.
A identificação genética na análise forense e perícia criminal. Internet: laborgene.com.br (com adaptações).

Uma das importantes utilizações da genética forense é na identificação de pessoas vitimadas por catástrofes, em especial quando não foi possível identificar as vítimas por outras metodologias forenses. Com relação à identificação de pessoas vítimas de catástrofes, assinale a opção correta. 

#Questão 979584 - Criminalística, , CESPE / CEBRASPE, 2022, PC-PB, Perito Oficial Químico-Legal - Área: Geral

   “O DNA estruturalmente liberta. Esse maravilhoso pedaço da ciência quebra as correntes da prisão emocional sentida por muitas vítimas e se torna uma prisão para aqueles que violaram cidadãos inocentes. E o DNA não tem a perda de memória, não fica confuso e não vai ser intimidado. O DNA dá vida [...] oferece paz e validação, liberta o inocente.” (ativista Debbie Smith, vítima do crime de estupro, ocorrido no ano de 1989 nos Estados Unidos da América, cujo autor foi identificado, em 1995, com base nas informações cadastradas no banco de perfis genéticos americano).      A utilização do perfil genético nas investigações criminais tanto pode levar à prisão de criminosos, caso do autor do crime contra Debbie Smith, como também à absolvição de indivíduos erroneamente condenados, como no caso de Ronald Cotton, que passou 11 anos preso nos Estados Unidos por um crime que não cometeu.
M. Menezes; N. A. Lima. Revitimização, reconhecimento ocular e impunidade. In: Revista Perícia Federal, ed. n.º 48: Justitia per Scientia, p. 34-41. Internet: apcf.org.br (com adaptações).

A respeito da utilização da genética forense na resolução de crimes e na avaliação de inocência, assinale a opção correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis