Listagem de Questões sobre Geral
A Contabilidade Pública, no Brasil, tem algumas peculiaridades em relação à Contabilidade Empresarial. Entre as características mencionadas a seguir, uma delas, apenas, é comum à Contabilidade Pública e à Empresarial. Assinale a opção correspondente.
A apropriação da receita quando a mesma é auferida.
A classificação como permanente do material com vida útil superior a um ano.
Na estrutura de consolidação de balanços adotada pela Administração Federal, integra(m) os grupos do Ativo e do Passivo Compensados:
As afirmativas que seguem concernem à Contabilidade Pública no Brasil:
I. Consiste no ramo da contabilidade que estuda, orienta, controla e demonstra a organização e a execução da fazenda pública, o patrimônio público e suas variações.
II. As variações patrimoniais qualitativas são decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido.
III. Segundo as especializações, classifica-se em contabilidade municipal, estadual e federal.
IV. É atípica à administração das sociedades de economia mista.
Analisando-se as afirmativas, verifica-se que está correto apenas o conteúdo de:
As afirmações abaixo foram extraídas da legislação básica, das diretrizes normativas e dos textos concernentes à Contabilidade Pública e sua aplicação, sendo que quatro delas são verdadeiras e apenas uma expressa uma falsa afirmação. Assinale a opção que não expressa a verdade.
A Dívida Ativa, na verdade, não é uma dívida, é um direito de receber. É formada de valores devidos à União, aos Estados, aos Municípios e ao Distrito Federal os quais, na data fixada para o seu pagamento, não foram liquidados pelo devedor.
O valor inscrito no exercício como restos a pagar, embora caracterize uma dívida passiva no balanço patrimonial, figura no Balanço Financeiro como receita extra-orçamentária.
Os compromissos contraídos pela unidade pública são incluídos no Passivo Financeiro do Balanço Patrimonial e constituem toda a chamada Dívida Passiva, a qual se divide em dívida fundada e em dívida flutuante.
Quando o valor inscrito em restos a pagar for menor que o valor real a ser pago, a diferença deverá ser empenhada em categoria econômica própria como despesa de exercício anterior.
"Evento" é o nome dado ao instrumento utilizado pelas unidades gestoras para efetuar entrada de dados contábeis no SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal. Os eventos da classe 70 exigem como contrapartida eventos de saída de "bancos", enquanto os da classe 80 exigem eventos de entradas em "bancos".
De acordo com as regras da contabilidade pública nacional, é correto afirmar, quanto à forma de registro da receita, que
operações de crédito não são consideradas receitas.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}