Questões de Contabilidade Pública do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Contabilidade Pública do ano 2022

Cada empresa deve elaborar seu plano de contas de acordo com suas necessidades, mas sempre obedecendo à estrutura estabelecida pela lei nº 6.404/1976 e 11.638/2007. Em qualquer elenco de contas, seja qual for o tipo de empresa, as contas devem ser agrupadas de acordo com a estrutura estabelecida por estas duas leis, visando facilitar as demonstrações contábeis. (RIBEIRO, 2010, p. 38).
As contas que representam os bens e os direitos serão reunidas no ativo em dois grupos, são eles: 

São gastos que não se alteram, independe do volume de produção ou vendas. São valores consumidos ou aplicados independentemente de a empresa estar produzindo ou parada. Mantém-se a nível global e oscilam a nível unitário, isto é, maior produção, não significa aumentos desses gastos, mas para cada item produzido irá significar uma redução do valor do custo de sua fabricação, em função de se ter uma quantidade maior de itens produzidos para receber o mesmo custo total. Por exemplo: aluguel, propaganda, depreciação etc.
Sobre conceitos básicos de custos, o texto acima se refere a: 

É composto pelas contas em que são registrados todos os desembolsos realizados pela organização, como pagamento de funcionários e fornecedores, compra de matéria-prima ou equipamentos e pagamento por serviços de terceiros. Caso não exista esse registro, há possibilidade de ocorrer 2 problemas: erro no processo ou falta de pagamento. Ambos são graves e devem ser motivo de preocupação para os gestores.
Sobre a classificação das contas contábeis, o texto acima se refere a:

A escrituração contábil é o registro regular dos atos e fatos administrativos, através de processo manual, mecanizado ou eletrônico.
A escrituração será executada, exceto: 

#Questão 979806 - Contabilidade Pública, Demonstrativos Fiscais, FGV, 2022, SEFAZ-BA, Agente de Tributos Estaduais - Administração e Finanças

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Relatório de Gestão Fiscal será publicado até trinta dias após o encerramento do período a que corresponder, com amplo acesso ao público, inclusive por meio eletrônico.


O descumprimento do prazo previsto impedirá, até que a situação seja regularizada, que a entidade

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis