Questões sobre Conceitos Básicos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Conceitos Básicos

Leia as proposições abaixo.

I. O Livro de Apuração do Lucro Real, também conhecido pela sigla Lalur, é um livro de escrituração de natureza eminentemente fi scal, criado pelo Decreto-lei no 1.598, de 1977, em obediência ao § 2o do art. 177 da Lei no 6.404, de 1976, e destinado à apuração extracontábil do lucro real sujeito à tributação para o imposto de renda em cada período de apuração, contendo, ainda, elementos que poderão afetar o resultado de períodos de apuração futuros (RIR/1999, art. 262).

II. O Lalur, cujas folhas são numeradas tipograficamente, tem duas partes, com igual quantidade de folhas cada uma, reunidas em um só volume encadernado, a saber:

  • parte A, destinada aos lançamentos de ajuste do lucro líquido do período (adições, exclusões e compensações), tendo como fecho a transcrição da demonstração do lucro real; e
  • parte B, destinada exclusivamente ao controle dos valores que não constem da escrituração comercial, mas que devam influenciar a determinação do lucro real de períodos futuros.

III. O livro diário (livro obrigatório) é utilizado para o registro de toda a escrituração contábil. Devem ser lançados nesse livro, dia a dia, todos os atos ou operações das atividades empresariais, que modifiquem ou possam vir a modifi car a situação patrimonial, econômica e financeira da pessoa jurídica.

IV. O livro razão é um livro fiscal, onde as empresas devem, no fim de cada exercício, escriturar o inventário físico das mercadorias, matéria prima, material de embalagem, devidamente valorizadas, e de acordo com as normas previstas no regulamento do imposto de renda.

Assinale a alternativa correta.

#Questão 202706 - Contabilidade Privada, Conceitos Básicos, NCE, 2005, SEFAZ/AM, Analista do Tesouro Nacional ATE

O aumento de capital através de incorporação de reservas caracteriza um fato contábil:

Com referência às metodologias utilizadas para avaliação de alternativas de investimentos, julgue os itens seguintes.

Ao efetuar o cálculo do custo de capital de um investimento utilizando a metodologia do CAPM é necessário apurar o valor do beta da empresa. O beta representa o risco da empresa em relação ao mercado, mas não é suficiente para a apuração do retorno. Há, ainda, a necessidade de utilizar a taxa livre de risco, que representa o custo de oportunidade líquido e certo. A taxa livre de risco é, geralmente, a média das taxas estimadas pelo governo acrescida do duodécimo do rendimento dos títulos do tesouro, descontada a parcela obtida pelo custo de oportunidade.

#Questão 202906 - Contabilidade Privada, Conceitos Básicos, ESAF, 2005, RFB, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF

Uma empresa com Patrimônio Líquido Negativo deve evidenciar esse valor:

O escritório de advocacia Borges & Salinas preparou um relatório em 31 de dezembro de X0 com a análise detalhada de todos os processos e contingências envolvendo a companhia FACDD S/A.

Os advogados classificaram os riscos de perdas para a companhia FACDD S/A em três categorias:

Remota – A probabilidade de perdas é remota.

Possível – Há um risco aproximado de 50% de a companhia vir a ter perdas.

Provável – A perda é considerada como provável.

O relatório dos advogados apresenta as seguintes informações:

O contador da Cia FACDD S/A deve adotar o seguinte procedimento em relação às Notas Explicativas ao Balanço Patrimonial de 31 de dezembro de X0:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis