Questões de Contabilidade Geral da IDECAN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Contabilidade Geral da IDECAN

O Método das Partidas Dobradas surgiu no século XV e mudou completamente o entendimento de contabilidade. Também chamado de Método Veneziano, esse sistema padrão é um dos mais utilizados por organizações e empresas no registro contábil das transações financeiras. Sobre o tema, atribua V para item verdadeiro e F para item falso:


( ) O método de partidas dobradas está baseado na compensação: para cada débito existente, um crédito deve ser tomado como correspondente.


( ) Um evento só pode ter um débito e um crédito, para que não haja desequilíbrio entre ativos e passivos.


( ) São usadas pelo menos duas contas, que representam as variáveis para cada transação financeira. Ambas demonstrarão um aspecto particular do negócio como um valor monetário. Daí percebe-se que o total de débitos é igual ao total de créditos.


( ) Normalmente uma transação possui duas entradas, sendo uma na conta de crédito e outra na de débito. Daí advém o nome de “dobrado”.


( ) A base da aplicação é a seguinte: o valor total lançado nas contas a débito, em cada um dos lançamentos, precisa ser exatamente igual ao total lançado em contas a crédito.


Respondidos os itens, a sequência correta no sentido de cima para baixo é

. As Contas Contábeis representam qualitativa e quantitativamente os componentes patrimoniais e a evolução do patrimônio. Na contabilidade, elas servem para registro e controle das transações que modificam o patrimônio de uma empresa. Portanto, dizemos que elas são a base da contabilidade. Sobre as contas contábeis, assinale a alternativa incorreta.

O Patrimônio Líquido – PL, pode ser simplesmente definido como a diferença, em determinado momento, entre o valor do ativo e do passivo, atribuindo-se a este último a conotação restritiva de dívidas e obrigações. Sobre o Patrimônio Líquido, analise os itens abaixo:


I. Contém elementos que caracterizam: interesses residuais em casos de liquidação; interesses em participar em distribuições de dividendos; e direitos de participação no Patrimônio Líquido de uma entidade em continuidade, no sentido de possível alienação de sua participação ou de aumento de tal participação.


II. No artigo 178 (Lei nº 11.638/07) o Patrimônio Líquido é dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.


III. A principal alteração em relação a estrutura que era determinada pela Lei nº 6.404/76 se refere a eliminação da conta de Reserva de Reavaliação e a criação da conta de Ajustes de Avaliação Patrimonial.


IV. Segundo Iudícibus, S. et. al. (2010, p. 343), “o investimento efetuado na companhia pelos acionistas é representado pelo Capital Social”.


Analisados os itens é correto afirmar que: 

Os Princípios Contábeis Fundamentais devem ter três características que ocorrem simultaneamente: ser úteis, objetivos e praticáveis. Sobre o assunto, leia o enunciado abaixo.


Esse princípio refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância.


O enunciado define: 

#Questão 976899 - Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, IDECAN, 2022, PC-BA, Perito Criminal de Polícia Civil

Após o reconhecimento como ativo, o item do ativo imobilizado cujo valor justo possa ser mensurado confiavelmente deve ser apresentado pelo seu valor reavaliado, correspondente ao seu valor justo na data da reavaliação menos qualquer depreciação e perda por redução ao valor recuperável acumuladas subsequentes. Sobre o tema, atribua V para item verdadeiro e F para item falso: 
( ) A reavaliação deve ser realizada com suficiente regularidade para assegurar que o valor contábil do ativo não difira materialmente daquele que seria determinado, utilizando-se seu valor justo na data das demonstrações contábeis. ( ) Os itens de cada classe do ativo imobilizado devem ser reavaliados de forma assíncrona, a fim de que a reavaliação seletiva de ativos e a divulgação de montantes nas demonstrações contábeis sejam uma combinação de custos e valores, em datas diferentes. ( ) Se o valor contábil da classe do ativo aumentar em virtude da reavaliação, esse aumento deve ser contabilizado diretamente à conta de reserva de reavaliação. No entanto, o aumento deve ser reconhecido no resultado do período quando se tratar da reversão de decréscimo por reavaliação do mesmo ativo anteriormente reconhecido no resultado. ( ) Se o valor contábil da classe do ativo diminuir em virtude da reavaliação, essa diminuição deve ser reconhecida no resultado do período. No entanto, se houver saldo de reserva de reavaliação, a diminuição do ativo deve ser contabilizada diretamente à conta de reserva de reavaliação até o limite de qualquer saldo existente na reserva de reavaliação referente àquela classe de ativo.  ( ) Aumentos ou diminuições de reavaliação relativa a ativos individuais dentro de uma classe do ativo imobilizado devem ser contrapostos uns com os outros dentro das diferentes classes. 
Respondidos os itens, a sequência correta no sentido de cima para baixo é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis