Questões sobre Mecânica de veículos

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Nos motores de quatro cilindros, hoje em dia, é muito comum se utilizarem quatro válvulas por cilindro. A figura acima mostra o cabeçote de um motor de quatro cilindros com quatro válvulas por cilindro (dezesseis válvulas no total). Considerando esse tipo de projeto de motor, julgue o item abaixo.

Nesse tipo de motor, as válvulas são quase sempre acionadas diretamente pelos próprios excêntricos da árvore do comando de válvulas, sem intervenção dos balancins, permitindo um abastecimento perfeito dos cilindros, com consequente ganho de rendimento e diminuição do consumo.

O tucho é um componente do sistema de distribuição mecânica que tem a finalidade de transmitir os movimentos dos câmes da árvore de comando das válvulas para as válvulas, tanto as de admissão como as de escape, de forma que essas válvulas possam se abrir. Os tuchos podem ser mecânicos ou hidráulicos. As figuras abaixo mostram exemplos de tuchos empregados para a transmissão dos movimentos dos câmes e ilustram seu funcionamento.

Julgue os itens seguintes, relativos ao funcionamento e à regulagem de tuchos.

Existem alguns tipos de motores em que os tuchos não transmitem movimentos, servindo apenas como ponto de apoio para os balancins.

As figuras a seguir mostram alguns detalhes da montagem de válvulas de admissão e de escape em um cilindro. Como se pode observar, o assentamento da válvula se faz na sua sede, ou seja, quando ela está apoiada na sua sede ela está fechada. Quando está fechada, a válvula deve garantir uma completa estanqueidade, evitando a entrada ou saída de gases.

Julgue os itens a seguir, referentes às válvulas de admissão e escape.

Em um procedimento de retífica de um motor antigo e já muito usado, caso se observe que as válvulas e seus assentamentos estão carbonizados, exigindo um procedimento de esmerilhamento, o mecânico deverá aplicar pasta de Carborundum de grana grossa na superfície do assentamento da válvula e em suas hastes, girando a válvula nos dois sentidos de encontro à sede, por meio de uma ventosa, repetindo o procedimento com pasta de grana fina de Carborundum.

O comando de válvulas deve trabalhar de forma sincronizada com o funcionamento do motor, executando a tarefa de abrir e fechar as válvulas de admissão e escape. Cada válvula possui ao menos uma mola, que é projetada para suportar cargas repetidas por maior que seja a frequência. A figura a seguir ilustra as molas das válvulas e o seu acionamento por meio da árvore de comando de válvulas e balancins.

Considerando que um aspecto muito importante em um procedimento de manutenção de motor a combustão é a montagem das molas das válvulas, julgue o item abaixo, referente a esse procedimento e ao funcionamento dessas molas.

Para resolver o problema da ressonância, algumas molas são fabricadas com espiras definidas, em que a distância entre uma espira e a outra se diferencia nas duas extremidades; nesse caso, cada mola deve ser montada de forma que o lado com as espiras mais próximas seja voltado para a válvula.

Acerca do funcionamento dos motores a gasolina, julgue os itens a seguir.

Para um veículo cujo motor funcione em regimes de alta demanda e em baixa velocidade, é recomendável a instalação de velas de ignição do tipo fria.

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