Questões sobre Mecânica de veículos

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Listagem de Questões sobre Mecânica de veículos

Sabendo que o conhecimento do motor e de seus componentes internos é importante tanto para a execução de manutenções corretas quanto para o diagnóstico de eventuais problemas, julgue os itens seguintes.

Os óleos multiviscosos, tais como o do tipo 5W-20, são adequados para aplicações que requeiram funcionamento em uma faixa restrita de temperatura; por isso, eles não são, em geral, muito utilizados em automóveis, ônibus e caminhões.

Com referência aos componentes do sistema de transmissão, julgue os seguintes itens.

Caso as marchas de um veículo estejam escapando, certamente o anel sincronizador estará danificado ou o lubrificante estará inadequado.

O sistema de alimentação de um automóvel, quando bem regulado, garante uma mistura homogênea de determinada quantidade de combustível com determinada quantidade de ar, de forma que a mistura gasosa seja pulverizada em proporção adequada para a combustão em cada cilindro. As figuras acima apresentam esquemas básicos de injetor e do sistema de injeção eletrônica de um automóvel controlado por meio de um módulo de injeção eletrônica (microprocessador eletrônico) que atua também no controle do sistema de alimentação do motor e do sensor de oxigênio, também conhecido como sonda lambda. Nas revisões programadas desse tipo de automóvel, é necessário que o mecânico responsável esteja atento aos procedimentos de manutenção corretiva e preventiva desse sistema, vital para o bom funcionamento do motor e do automóvel como um todo. Com relação ao sistema de injeção eletrônica desse tipo de automóvel e aos seus procedimentos de manutenção, julgue os itens a seguir.

Os sensores permitem ao módulo de injeção eletrônica determinar instantaneamente o momento em que os injetores abrem a injeção, o que deve ocorrer imediatamente antes da abertura das válvulas de admissão.

Os motores de combustão interna necessitam de um sistema eficiente de lubrificação. Nesse caso, o óleo tem a função de reduzir o atrito e o desgaste dos pistões, apoios e outros elementos mecânicos móveis do motor. Esse sistema é responsável, ainda, por ajudar a evitar o escapamento dos gases quentes a alta pressão, a dissipar calor de zonas quentes para o ar, através do Carter, e a diminuir a corrosão dos componentes mecânicos submetidos a reações químicas intensas, entre outras funções. O esquema acima apresenta um sistema básico de lubrificação automotiva, ilustrando o processo de circulação do óleo em um motor de combustão interna tradicional. A respeito desse sistema de lubrificação, julgue os itens a seguir.

A adição de dispersantes e detergentes no óleo automotivo tem os objetivos de melhorar a viscosidade do óleo e mantê-la por um período de tempo maior e melhorar a fluidez do óleo, fazendo que ele penetre nos pontos de lubrificação do motor.

Em caixas de câmbio manuais, a dificuldade de engate de marchas pode ser um sintoma indicativo de:

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