Questões sobre Cargo: Professor

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O corpo docente costuma manifestar dúvidas e apresentar conflitos diante da questão de como se deve agir com os alunos em uma sociedade na qual a exclusão e suas variáveis representam um fator real de preocupação. Na Educação Física escolar, o princípio da inclusão, ou da não-exclusão, procura garantir:

A Educação Física escolar deve contribuir para que as diversas manifestações da cultura corporal de movimento sejam preservadas, difundidas e conhecidas, contribuindo também para o aperfeiçoamento das práticas democráticas necessárias nas aulas e no convívio social, a fim de que:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais servem de apoio às discussões de democratização do ensino básico como forma de garantia de direitos em que a inclusão é um dos eixos principais. Nessa perspectiva, o ambiente escolar deve caracterizar-se como espaço formalmente instituído:

A autonomia é facilitada se os alunos vivenciam as diferentes práticas da cultura corporal; por sua vez, a cultura corporal contribui para a inserção do aluno no convívio social. A autonomia dos alunos também pode ser estimulada quando o professor lhes oferece, por exemplo, possibilidades de escolherem os times, elaborarem ou modificarem as regras, discutirem as melhores táticas e técnicas. A autonomia é implementada quando, nas aulas, se estimula o aluno:

É necessário que a Educação Física escolar, assim como os outros componentes curriculares da escola, passe a educar para o lazer, não apenas em termos procedimentais, fornecendo repertório para que os alunos possam usufruir do lazer, mas também em termos de atitudes para com o lazer e a compreensão do que venha a ser este termo. Para além das práticas que devem fazer parte da educação para o lazer, deve-se explorar a concepção de lazer para o alunos, seus familiares e:

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