Questões sobre Área: Audiovisual

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Listagem de Questões sobre Área: Audiovisual

O autor e montador Walter Murch afirma, em seu livro Num Piscar de Olhos, que a televisão é uma mídia “para se olhar”, ao passo que o cinema é uma mídia “para se entrar”. A proeza da edição digital está em convencer o espectador de que os monitores de sua televisão são telas de cinema. No universo do digital, as relações entre cinema e televisão se estreitam e a corrida mercadológica exige que ambos os meios se desenvolvam em termos técnicos e estéticos, inclusos nisso o modo de produção, a edição e a exibição.

Considerando as informações apresentadas no texto, julgue o próximo item.

Ao comparar televisão e cinema, Murch parte do princípio de que é possível utilizar planos mais abertos em alta definição no cinema, devido à qualidade das câmeras digitais, enquanto na televisão os diretores optam pela utilização de planos mais fechados.

No que se refere às relações entre cinema e televisão, ao enquadramento e ao movimento de câmera e à simbiose entre imagem e som, julgue os seguintes itens. O conceito de acusmatização é utilizado para determinar aquilo que se ouve, mas de cuja fonte de origem não se tem conhecimento. Tal conceito está relacionado diretamente às criações sonoras off-screen, capazes de apresentar narrativas sonoras de elementos que não aparecem na tela.

Com relação aos conhecimentos técnicos relativos a estúdios de televisão, julgue os próximos itens. Para pequenos eventos ou conferências, o técnico de som deve montar um sistema simplificado que contenha apenas microfones, cabeamento, mesa de som e caixas de som passivas.

No que concerne à produção técnica e artística da sonoplastia, julgue os itens que se seguem. As DAW (Digital Audio Workstations), softwares capazes de trabalhar com composições de áudio em multipista, permitem que o editor crie a trilha sonora de um produto utilizando diferentes camadas.

A respeito das câmeras digital e analógica, seu funcionamento, operação e demais especificidades, julgue os itens a seguir. O controle de ganho faz a compensação dos níveis elevados de luz do vídeo, de modo que, quanto maior for o ganho, maior será o nível de luz e melhor será a qualidade da imagem. Por outro lado, níveis baixos de ganho acarretam ruídos no vídeo.

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