Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado CARGO/ÁREA do ano 2011

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Listagem de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado CARGO/ÁREA do ano 2011

No motor de um automóvel, parte da energia calorífica produzida pela explosão da mistura ar-combustível é convertida em trabalho, responsável por impulsionar o automóvel, e a outra parte é convertida em calor, que deve ser dissipado, para se evitarem danos que possam ser provocados pelo superaquecimento em peças ou componentes do motor. Para tanto, é necessário que os automóveis possuam um sistema de arrefecimento (resfriamento), que deve ser mantido em perfeito funcionamento durante toda a sua vida útil. A partir dessas informações e da figura acima, que mostra um sistema de arrefecimento de determinado conjunto motor, julgue os itens seguintes.

A função do termostato é impedir a passagem da água fria vinda do radiador, enquanto o motor estiver frio.

A tubulação do escapamento de um automóvel movido por motor de combustão interna é projetada e fabricada para impedir a interferência entre os gases de escapamento expulsos sucessivamente de cada cilindro do motor, de forma que esses gases passem para o tubo de escapamento o mais livremente possível. Com isso, pretende-se silenciar o escapamento com um mínimo de restrição no fluxo dos gases. Os gases gerados no processo de combustão e liberados no sistema de escapamento (monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, entre outros) são nocivos ao meio ambiente, o que levou a indústria automotiva a desenvolver dispositivos que procuram diminuir essa ação nociva. Um desses componentes é o catalisador, mostrado na figura anterior. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O catalisador, elemento responsável pela realização de reações químicas que transformam grande parte dos gases tóxicos do motor em gases inofensivos ao meio ambiente, fica localizado logo após o silencioso, de forma a evitar as altíssimas temperaturas dos gases próximas do coletor de escapamento, junto ao motor.

A partir da figura acima, que mostra, de forma esquemática, os principais componentes do sistema de transmissão dos automóveis, julgue os itens que se seguem.

No conjunto de embreagem, quando se diminui a pressão do platô, o virabrequim e o eixo primário da caixa de câmbio passam a ter movimentos independentes.

As figuras abaixo mostram o esquema de um comando de válvulas e do funcionamento das válvulas em um motor de combustão interna.

Um aspecto extremamente relevante para o bom funcionamento do motor nos vários regimes de rotação é a regulagem adequada do conjunto de comando de válvulas e as válvulas propriamente ditas. Considerando o conjunto de comando de válvulas, sua regulagem e funcionamento, julgue os itens que se subseguem.

O virabrequim aciona a árvore de comando de válvulas por intermédio de uma corrente, ou por um conjunto de engrenagens ou ainda por correia dentada, em uma relação 2:1.

Nos motores de quatro cilindros, hoje em dia, é muito comum se utilizarem quatro válvulas por cilindro. A figura acima mostra o cabeçote de um motor de quatro cilindros com quatro válvulas por cilindro (dezesseis válvulas no total). Considerando esse tipo de projeto de motor, julgue o item abaixo.

Nesse tipo de motor, as válvulas são quase sempre acionadas diretamente pelos próprios excêntricos da árvore do comando de válvulas, sem intervenção dos balancins, permitindo um abastecimento perfeito dos cilindros, com consequente ganho de rendimento e diminuição do consumo.

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